O que colocar no creme de reconstrução?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Reconstrução: é recomendada para cabelos fracos e quebradiços. A reconstrução fortalece os fios danificados, principalmente, por processos químicos. Os produtos mais indicados são à base de Colágeno, Creatina, Queratina, Abacate, entre outros.

Passo a passo de como fazer a reconstrução capilar

  1. Lave os fios. O primeiro passo para restaurar a beleza do seu cabelo é realizar uma limpeza profunda! ...
  2. Borrife a Proteína Vegetal Líquida. ...
  3. Aplique a máscara de reconstrução capilar. ...
  4. Finalize os fios.

Os componentes mais utilizados para a reconstrução são: queratina; creatina; arginina; cisteína; colágeno; proteína hidrolisada do trigo e do milho e aminoácidos.

Posso usar máscara reconstrutora toda semana? Pode. Para quem está com o cabelo danificado e precisa de um tratamento poderoso, a máscara de reconstrução pode ser usada uma vez por semana.

Misture 2 colheres de sopa de máscara de hidratação, 1 colher de sopa de queratina líquida e 1 colher de sopa de óleo de coco. Lave o cabelo apenas com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha. Aplique a mistura de ingredientes no comprimento do cabelo, enluvando cada mecha, para espalhar de maneira homogênea.

Proteínas: seja da soja, trigo, arroz, proteína vegetal. Elas repõem as frações lipídicas na fibra capilar. Ceramidas: mesmo tendo função hidratante e nutritiva, quando usada junto com proteínas ela consegue manter o tratamento no fio por mais tempo, além de deixa-lo mais resistente.

De forma geral, cabelos saudáveis devem receber a reconstrução a cada 15 dias, apenas para repor a massa capilar perdida diariamente. No entanto, para os com química, a frequência é maior: a cada 8 dias.

É muito fácil de realizar o teste: basta cortar um fio de cabelo (de preferência da nuca), encher um copo de água até a metade e colocar o fio dentro. Quando o cabelo está poroso (e, consequentemente, mais frágil), o fio afunda completamente e, portanto, a reconstrução é o processo mais indicado.

É importante que a reconstrução seja feita antes da nutrição ou da hidratação para garantir que sejam percebidos os resultados desses procedimentos.

As máscaras hidratantes devem ter ingredientes como extratos de aloe vera, algas, frutas e de plantas como babosa e jaborandi. Também fique de olho para ingredientes como mel, chocolate, sacarose e outros derivados do açúcar. Pantenol, glicerina e álcoois graxos são comuns em produtos para hidratação.

A linha Reconstrução Completa contém ativos reparadores de queratina capilar, que progressivamente nutrem o cabelo e o fortalecem para protegê-lo por dentro e torná-lo mais resistente a danos futuros.

A aplicação sem controle pode deixar os cabelos endurecidos, sem brilho e sem movimento. Isso acontece porque a queratina faz parte da composição natural da fibra capilar e precisa ser reposta após processos químicos agressivos que causam perda dessa porção interna.

Hidrate o cabelo após a reconstrução
Para não ficar com o cabelo enrijecido, o ideal é que na próxima lavagem você faça hidratação para repor a água dos fios, resultando em maciez e brilho. Lembre-se: a nutrição também deve estar em seu cronograma capilar!

Hoje, os mais eficientes e acessíveis são a hidratação - que já é antiga queridinha das mulheres -, a nutrição, que repõe nutrientes ao fio inteiro, a reconstrução, que é ideal para cabelos elásticos e que sofreram com processos químicos, e a umectação, que ganhou força recentemente e é perfeita para cabelos muito ...

Para fazer uma hidratação completa e bem profunda, você pode adicionar algumas gotinhas de óleo capilar à máscara. Assim, além de devolver a água perdida pelos fios, você repõe alguns nutrientes e sela as cutículas, evitando que as madeixas voltem a ficar ressecadas.

O que colocar no creme para fazer o cabelo crescer?

  1. Óleos vegetais estimulantes como o óleo de alecrim, óleo de rícino, óleo de alho, óleo de babosa e óleo de coco.
  2. Ativos naturais como babosa, alho, cebola, hortelã, canela, café e vinagre de maçã.
  3. Ampolas e tônicos capilares para crescimento e queda dos fios.

Mas dá para potencializar o efeito do creme de pentear sem precisar reaplicá-lo com frequência ou ter que aumentar a quantidade de produto em cada aplicação. Para isso, misture o creme a um óleo nutritivo. Basta pingar umas gotinhas do óleo junto ao creme e aplicar nos cabelos — evitando sempre a raiz, claro!.

Você pode transformar sua máscara em reconstrutora, nutritiva ou deixar ela ainda mais hidratante com apenas alguns ingredientes. Obs: Essas misturas devem ser usadas somente na quantidade que você vai usar no dia; não é aconselhável misturar na máscara toda de uma vez só.

Em geral, o cronograma capilar é dividido em três etapas principais, que se alternam ao longo de um período determinado: hidratação, nutrição e reconstrução.

Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a queratina líquida nos fios, mecha por mecha. Deixe agir por 10 minutos. Logo em seguida, aplique a mistura nos fios por cima da queratina, enluvando bem as mechas e deixe agir por mais 15 minutos. Enxágue bem, e finalize como preferir.

Nutrição através da Máscara de Tratamento
O processo consiste em lavar os cabelos com shampoo, enxaguar, aplicar o produto do comprimento às pontas, enluvar as mechas e aguardar o tempo de ação recomendado. Feito isso, é só enxaguar com água fria e finalizar como de costume.