O que colocar no campo nacionalidade?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Em um documento como um currículo online, ao perguntar sua nacionalidade, pergunta-se de que país você faz parte juridicamente. Ou seja, de que país você é cidadão. Neste campo, escreva “brasileiro” se você for homem e “brasileira” se for mulher.

Nacionalidade refere-se ao país de nascimento de uma pessoa. Em um contexto jurídico, porém, a palavra denomina o país do qual a pessoa é cidadã, portanto não está necessariamente atrelada ao nascimento, sendo possível obter cidadania por outros métodos.

Em primeiro lugar, é preciso que você entenda que um brasileiro nato é aquele que possui a nacionalidade brasileira originária, ou seja, a que foi adquirida por conta do nascimento. De forma simplificada, isso quer dizer que a pessoa nasce brasileira.

Na hora de preencher um currículo ou formulário, e perguntarem qual a nacionalidade, basta informar o país (nação) em que você nasceu. Lembre-se de que, independentemente do seu gênero (masculino ou feminino), a nacionalidade é sempre brasileira, no feminino, ok?

A concordância, portanto, é feita naturalmente com o sexo da pessoa. Ou seja, quando é um homem, “Nacionalidade: brasileiro”; quando é uma mulher, “Nacionalidade: brasileira”.

A nacionalidade muitas vezes serve como identificação do indivíduo como membro de um determinado Estado, mas já existe uma exceção nos dias atuais decorrentes da chamada crise do Estado-Nação.

carioca

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Diferentemente da nacionalidade — que é um vínculo histórico e cultural compartilhado por um grupo de pessoas — a cidadania é um vínculo político entre uma pessoa física (indivíduo) e uma pessoa jurídica (Estado). Assim sendo, ser nacional de um país não significa, necessariamente, ser cidadão do país.

Sua naturalidade é o local onde você nasceu. Ou seja, o lugar de onde você é natural. Normalmente, quando se menciona a naturalidade em um processo seletivo ou em algum outro procedimento burocrático, ela diz respeito apenas ao país onde a pessoa nasceu.

De acordo com a Emenda Constitucional nº 54/2007, o registro de nascimento, em repartição consular de, filho(a) de pai brasileiro ou mãe brasileira é suficiente para garantir a sua nacionalidade brasileira.

- CERTIDÃO brasileira DE NASCIMENTO, se solteiro; - CERTIDÃO brasileira DE CASAMENTO, se casado, divorciado ou viúvo.

Brasileiro nato nascido no exterior: filhos de pai ou mãe brasileira nascidos no exterior, desde que residam no Brasil e, junto à Justiça Federal, opte pela nacionalidade, que poderá ser feita em qualquer tempo.

Como fazer a opção de nacionalidade? Processo Judicial! Ao contrário do que muitos imaginam, a opção de nacionalidade é feita mediante um processo judicial junto à Justiça Federal, porém, que costuma ser simples, desde que a parte interessada apresente toda documentação adequada.

Brasileiro(a) naturalizado: pessoa estrangeira que passou pelo processo de naturalização; Estrangeiro(a): pessoa que nasceu em outros países, fora do território brasileiro; Brasileiro(a) nato nascido no exterior: pessoa filha(o) de pais brasileiros, mas nascida fora do Brasil.

Pelo critério jus sanguinis, será nacional todo descendente de nacionais, independente do local de nascimento. Já pelo critério jus soli, será nacional o nascido no território do Estado, independente da nacionalidade de sua ascendência.

Desde 27 de setembro de 2017, pais de recém-nascido podem indicar na certidão de nascimento o local onde ele será registrado: na cidade onde aconteceu o parto ou no município de nascimento dos genitores.

ter capacidade civil, segundo a lei brasileira; ter residência em território nacional, pelo prazo mínimo de 4 anos; comunicar-se em língua portuguesa, consideradas as condições do naturalizando; e. não possuir condenação penal ou estiver reabilitado, nos termos da lei.

Veja também

  • Nacionalidade ou naturalidade.
  • Nacionalidade: brasileiro ou brasileira.
  • Calabresa ou calabreza.
  • Baiano ou bahiano.
  • Latino-americano ou latinoamericano.
  • Afrodescendente ou afro-descendente.
  • Chique, xique ou chic.
  • Bege, beje ou beige.