O que colocar na ocupação?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Em cadastros ou questionários, por vezes pede-se "ocupação", ao que a pessoa deve preencher com a sua profissão de formação ou trabalho que realiza no momento.

Como consultar a ocupação principal do MEI

  1. Consulta ao CNPJ no site da Receita Federal;
  2. Consulta ao CCMEI – Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.

Que não possui ocupação; sem trabalho; desempregado. Que não está ocupado; disponível: trânsito desocupado.

"A ocupação de uma pessoa é a espécie de trabalho feito por ela, independente da indústria em que esse trabalho é realizado e do status que o emprego confere ao indivíduo" (Dicionário de Ciências Sociais: 1986, p.

Ocupação é o estado ou ato de preencher um espaço, função ou mesmo um papel. Esse termo está estreitamente ligado às atividades que um indivíduo realiza para garantir o seu sustento. Mas tal atividade ainda ajuda no desenvolvimento pessoal desse indivíduo e na sua contribuição para a sociedade.

A forma ocupaçãopode ser [derivação feminino singular de ocupar] ou [nome feminino] .

Se você recebeu estes dados por meio eletrônico, é possível importar as informações direto para a declaração, através do programa do IR. Na hora de preenchê-la, você deve listar as empresas em que trabalhou na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica”.

A renda do trabalho informal também está sujeita ao IR 2023 se passar de R$ 28.559,70 no ano. Quem trabalha informalmente ou por conta própria também está sujeito à obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda 2023.

Para contratados eu costumo informar Natureza de Ocupação: 41 - Membro ou servidor público da administração direta municipal.

Ocupação principal é a atividade mais relevante exercida por determinado indivíduo, seja trabalho manual ou intelectual.

Ocupação: Professorde Ensino Profissional. Código é 293.

No Programa do IR, se a sua principal fonte de renda for a sua aposentadoria, acesse a ficha “Identificação do Contribuinte” e, no campo “Natureza da ocupação”, selecione os códigos 61 ou 62 (neste último caso, só se sua aposentadoria decorrer de moléstia grave). Deixe o campo “Ocupação principal” em branco.

O que caracteriza a ocupação? As ocupações são legais e todas possuem alguma concessão de uso, que pode ter várias destinações, e essas devem ser obedecidas.

2 emprego, cargo, encargo, função, mister, ofício, posto, profissão, serviço, trabalho. Afazeres: 3 afazer, afazeres, arte, atividade, quefazer, quefazeres, tarefa.

A posição na ocupação é definida em função do contrato de trabalho que uma pessoa tenha feito, explícita ou implicitamente, com outras pessoas ou organizações.

Por definição, PROFISSÃO é o nome do trabalho que a pessoa se preparou para desempenhar, seja ele em uma escola técnica ou em uma faculdade. A OCUPAÇÃO é o cargo exercido, ou seja, do que o profissional se ocupa.

Natureza da ocupação refere-se à condição mais ampla em função da qual o contribuinte está inserido no mercado de trabalho, daí a existência de opções como “Empregado de empresa do setor privado”, “Profissional liberal” ou “Bolsista”.

Assim, entendemos as ocupações urbanas como a reapropriação social de espaços abandonados como solução para as mais distintas necessidades: moradia, trabalho, lazer, criatividade e lutas política e social.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.