O que colocar na gaiola de canário?

Perguntado por: emota . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Invista em gaiolas grandes, que tenham bastante espaço para o bichinho se movimentar. Você deve forrar o fundo com granulado higiênico e fazer a limpeza diária dos dejetos do passarinho. A limpeza da gaiola também deve incluir a higienização dos comedouros e dos bebedouros.

No habitat, o canário-belga se alimenta de sementes e frutas. Em cativeiro, além da semente, a alimentação pode ser composta por legumes, frutas e verduras. Entre as sementes, o canário-belga se alimenta de alpiste, aveia, niger, linhaça, painço e colza.

Acessórios de Gaiolas e Viveiros

  1. Comedouro e bebedouro. Pra começar, tanto na gaiola como no viveiro, não podem faltar um comedouro e bebedouro. ...
  2. Ninho. O ninho serve pro passarinho se aquecer nos dias frios, descansar e dormir. ...
  3. Porta-ovo. ...
  4. Poleiros. ...
  5. Hora do banho e brincadeiras. ...
  6. Capas de fundo.

Quando o passarinho passa frio, ele tende a se esconder em um canto da gaiola para se proteger de correntes de ar e fica com as penas eriçadas para servir de isolamento térmico.

oito horas

Assim dormem os canários
Os canários são aves que necessitam dormir entre sete e oito horas diárias. Um sono reparador que notaremos no seu carácter.

Assim como a maioria dos pássaros, o canário come banana. Inclusive, a fruta é uma ótima opção e pode ser oferecida todos os dias para seu amigo de penas.

Com relação à alimentação, são animais granívoros. A sua dieta é bastante simples, alimentam-se principalmente de alpiste, que são umas sementes ricas em hidratos de carbono. Podes misturá-lo com diferentes complementos, como outras sementes que forneçam ao teu canário uma boa quantidade de proteínas e nutrientes.

Assim como diversos tipos de aves, o canário também pode comer ovo cozido. Esse alimento possui nutrientes importantes para o organismo dele. Prova disso é que a maioria das rações extrusadas para aves possui farinha de ovo.

Não se esqueça dos poleiros em cada extremidade, para o canário-belga descansar entre os voos. O segredo é deixar o canário-belga confortável e feliz. Quando esse pássaro está contente, é alta a probabilidade de a cantoria não parar. Assim, você pode sempre ter uma trilha sonora para começar o dia.

Abacate. Todas as partes da planta do abacate contêm persina, uma toxina fungicida que pode causar problemas cardíacos em aves. Pássaros pequenos, como canários e periquitos, são considerados mais suscetíveis, no entanto, foram observados sinais clínicos como dificuldade respiratória em outras aves também.

Apesar de ser feito de trigo, o pão é processado e contém inúmeras substâncias que podem ser nocivas aos pássaros. Isso vale também para biscoitos, bolachas e cereais matinais de flocos de milho, que são cheios de açúcar.

Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal. pode se machucar.

Uma alternativa para isso é a Pipi-WC, Cama natural de Celulose, que vendem para roedores e aves. Esse material não causa problemas se for ingerido por seu pequeno. É feita para isso. Com ela podemos forrar o fundo da gaiola, tirar o excesso de sujeira todos os dias e fazer a trocar total a cada 15 dias.

A gaiola ou viveiro onde fica o canário belga deve ficar abrigada do sol e calor excessivos, bem como das correntes de ar e ventos fortes. Esses pássaros têm uma expectativa de vida bem grande, como já dissemos, mas podem desenvolver problemas respiratórios se forem expostos a condições desfavoráveis.

Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz. Se notar que sua ave está mais afastada em um canto da gaiola do que de costume ou no fundo da gaiola, por exemplo, pode ser que ela não esteja muito bem.

Todas as aves devem tomar banho de sol diário de pelo menos 10 minutos, para poder sintetizar cálcio e vitamina D3. Entretanto, é muito importante que seja em horário adequado, porque o sol pode feri-las, assim como os humanos.

Em ambientes domésticos, o canário-da-terra pode viver cerca de 30 anos. Eles podem se reproduzir em idade já bem avançada, propiciando o melhoramento genético, pois, por meio do cruzamento de pássaros campeões, com certeza obteremos filhotes de canário de qualidade.

Assim que o canário começar a se sentir seguro com você por perto, ele pode inclinar a cabeça e fechar os olhos para você. Alguns pássaros põem um pé no dedo do dono em resposta à presença dele. Se o canarinho parecer tranquilo deixando o pé no seu dedo por um bom tempo, você já pode acelerar o treinamento da ave.

sete meses

Características do canto do canário-belga
O canto de canário-belga macho é ensinado pelos pais, quando a ave ainda é filhote. Esse processo pode levar até sete meses, junto à mudança de penas.