O que colocar na fossa para parar de feder?

Perguntado por: svasques2 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Alguns produtos dos mais usados são:

  1. Fermento químico;
  2. Combinação de ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e água;
  3. Produtos comercializados com a finalidade de “afastar o mau odor”.

Como podemos ver, a cal é importante na hora de limpeza de uma fossa. Apenas através do seu uso é possível garantir a limpeza final completa. Mas vale lembrar mais uma vez que a cal causa reações químicas que podem ser nocivas e a limpeza da fossa é um procedimento complicado e complexo!

O Fossa Trat é um produto para secar fossa 100% natural, não tóxico e não patogênico. Ele realiza um tratamento biológico preventivo que ajuda a elevar a eficácia da ação que já ocorre naturalmente nas fossas.

Em caso de dúvida, lembre-se desta regra prática: se não for água, dejetos humanos ou papel higiênico, não deve ir para sua fossa séptica.

Observa-se que as consequências da inalação do mau cheiro que na realidade são gases de esgoto, são prejudiciais à saúde de todos. Principalmente, em altas concentrações que causam desde dores de cabeça, falta de ar, náuseas, dor nos olhos ou acarretar sinais de doença física e mental podendo chegar a té a morte.

Outra medida fundamental para impedir que o odor desagradável dos gases retorne ao imóvel, é a utilização de um artifício de ventilação conhecido como “respiro”, saída de ar ligada ao encanamento de esgoto e direcionada para o telhado dos imóveis.

A fossa séptica se enche gradualmente com resíduos sólidos. Uma vez que ela esteja cheia, você poderá enfrentar entupimentos nos banheiros ou, ainda, drenos lentos em pias. Geralmente, o excesso de gordura é o principal vilão das fossas, causando bloqueios e obstruções.

Quando há uma queda de pressão, que normalmente é um reflexo de um tempo instável, também exala muito mais maus cheiros dos esgotos. É por este motivo, que associam o mau cheiro desprendido pelos bueiros, com uma repentina mudança no tempo.

É considerado extremamente perigoso devido sua alta taxa de corrosão em contato com tecidos animais, podendo provocar queimaduras gravíssimas e outros danos à saúde. Ela pode sim desobstruir qualquer tipo de cano, mas ela não faz só isso e não é tão simples seu processo de desentupimento, por isso não é indicada.

O melhor produto para limpar fossa: conheça o Fossa Trat
São os chamados biorremediadores. O biorremediador Fossa Trat é uma alternativa prática e simples de usar para fazer a limpeza da fossa de casas, condomínios e restaurantes.

E a questão é que o papel higiênico pode entupir as fossas, prejudicando o processo. Já para quem tem rede coletora de esgoto, jogar papel na privada só está liberado em prédios, que têm mais pressão da água para empurrar o papel por aí. Se você mora em casa precisa conhecer bem o encanamento.

Esse tipo de produto biológico é fundamental para fortalecer a ação das bactérias no interior da fossa, potencializando seu trabalho de decomposição dos dejetos orgânicos.

Para prevenir danos à estrutura ou gerar riscos às pessoas, mantenha a área da fossa bem limpa, evitando colocar objetos pesados em cima da tampa. Isso inclui veículos estacionados, pois o peso pode romper a tampa. Além disso, nunca provoque chamas nas redondezas da fossa, pois o local pode emitir gases inflamáveis.

O preço costuma ser relativo à cada região, determinado pela oferta e pela demanda dos serviços, mas a maneira mais comum de cobrança do serviço é baseado em um preço fixo por metro cúbico (m3) ou pacotes por tipo e tamanho médio de fossa. Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .

O ideal é ter uma vegetação baixa perto da fossa para que não danifique o sistema. Além disso, a grama é uma excelente forma de saber se a fossa está funcionando bem. Se perceber que está constantemente úmida, algum problema está acontecendo na sua fossa. Se puder escolher, opte pelo chão gramado e não pelo cimento.

A falta de higienização da fossa também leva a uma sobrecarga no sistema de esgoto. Pode haver entupimento nos canos, já que os efluentes não escoam corretamente. E sempre existe o risco de o vaso sanitário “devolver” o material após a descarga. Ninguém merece um banheiro alagado, ainda mais com água de privada.