O que colocar na data de expedição?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Data de expedição é a indicação da data em que determinado documento, carta ou objeto foi encaminhado ou entregue ao seu destinatário. A palavra “expedição” deriva do verbo “expedir”, que significa entregar ou distribuir.

Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido. Para consultar a data de emissão do RG, basta essa informação no verso do documento.

Um exemplo é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF). Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.

Indica que um documento está pronto e foi encaminhado ao seu destinatário.

Unidade da Federação refere-se aos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, totalizando 27 Unidades Federativas (UF). Por exemplo, São Paulo é uma Unidade da Federação, e a UF de São Paulo é SP. Uma pessoa que nasceu em São Paulo, sua Unidade Federativa (UF) de nascimento será SP.

Normalmente, a data de expedição é indicada em alguns documentos oficiais, como o RG (Registro Geral), o CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre outros. Exemplo: “A data de expedição da minha carteira de identidade é 25 de maio de 2008”.

A expedição consiste no envio dos documentos originais (com anexos, se for o caso) aos destinatários, via Correios (ECT), malotes ou por entrega pessoal.

A data de emissão do documento online é o dia em que você criou a conta e fez login pela primeira vez no CTPS Digital. A CTPS digital não inclui nem o número da Carteira física, nem o do PIS, cujo número é gerado pela Caixa Econômica Federal.

A Carteira de Identidade Nacional é válida em todo o país e aceita legalmente, inclusive no formato digital. O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. A partir dos 60 anos, o prazo de validade é indeterminado.

Obter informações sobre Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG)

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “REGISTRO GERAL”. Ao lado dele, normalmente também consta a data de expedição do documento e abaixo o nome do titular.

O órgão expedidor, que também pode ser chamado de órgão emissor, é a repartição ou o órgão público que fica responsável pela emissão de vários documentos. Alguns exemplos: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de motorista, etc.

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

Após a seleção da expedição do documento, serão habilitados os campos para indicação da parte objeto da decisão e a data limite de cumprimento (possível prescrição), se for prisão. Em caso de prisão temporária, há mais de um campo para indicação do prazo de prisão.