O que colocar na cabeça do índio?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Um cocar é o adorno usado por muitas etnias indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de etnia pra etnia, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na etnia.

Objetos Indígenas e Seus Significados

  • Máscaras. As máscaras indígenas são comumente usadas em rituais e festividades. ...
  • Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros. ...
  • Cestos. Os cestos são confeccionados por mulheres indígenas.

De fato, o cocar é feito a partir de elementos retirados da natureza, como penas de aves – arara, gavião-real, papagaio, periquito, entre outros pássaros – e talas de arumã – planta encontrada na Amazônia. No mais, o cocar, antes de ser utilizado, deve ser consagrado por um pajé.

Significado de Cocar
substantivo masculino Penacho, laço, distintivo, no chapéu ou capacete.

Com a serra circular, cortei o fundo do quadro na medida 60 x 70 cm e cortei as laterais do mesmo tamanho do fundo, com 8 cm de altura. Em seguida, cortei as extremidades das laterais em ângulo de 45º para fazer as junções e fiz uma canaleta nas peças para encaixar o vidro, com 4 mm de largura e 5 mm de profundidade.

Na aldeia kayapó, por exemplo, as cores das penas do cocar não são aleatórias: O verde representa as mata e florestas. O vermelho, simboliza a casa dos homens. O amarelo representa as casas e as roças, áreas dominadas por mulheres.

Os colares são adereços que os índios utilizam no pescoço e eles também são feitos de sementes e de penas.

Quando um índio diz que a própria terra é `sagrada¿, não é força de expressão. Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam.

Adornos corporais da tradição Rikbaksta.

  • Maracas decoradas Desana. Peabody Museum.
  • Máscara e arte plumária Kayapó. Royal Ontario Museum.
  • Cerâmica Suruí. Memorial dos Povos Indígenas.
  • Tecelagem Tiriyó-Kaxuyana. Memorial dos Povos Indígenas.

Métodos: Nas tribos indígenas, são usadas peças de madeira ou bambu para fazer os furos e as dilatações dos plugs, mas aqui no mundo moderno, há duas formas de serem feitas: através de pinos de inserção, ou por meio do scalp. Com o pino de inserção usam-se pinos em formato cônico que passam através do furo dilatando-o.

O vestuário indígena é bastante variado. Há povos que usam basicamente tangas e cintos. No povo Araweté, por exemplo, os homens tradicionalmente andam nus, com um cordão amarrado ao órgão sexual. Já as mulheres Araweté usam mais itens, como saia, blusa e um pano na cabeça tingido de urucum.

Entre os indígenas brasileiros as “cabaças” constituem-se nos mais difundidos recipientes para a água. Esta matéria-prima é empregada na confecção de utensílios domésticos, como vasilhas para ingestão de bebidas, conchas e recipientes para uso diversificado.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

Só para se ter ideia, as índias não tinham pelos pubianos. De início, imaginava-se que elas teriam nascido sem esses pelos, mas, tempos mais tarde, descobriu-se que na verdade elas os rapavam com artefatos feitos com espinha de peixe.

O uso ritual do cocar é restrito a apenas uma pessoa, considerada como o dono ou aquele que pode utilizá-lo. Enquanto algumas pessoas têm a prerrogativa de utilizar o verde, feito de penas de papagaio; outra pode usar o vermelho, de penas de arara e uma outra, o amarelo, de penas de japu.

Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.