O que colocar na água da piscina para ficar cristalina?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

A melhor resposta
Bom dia, o que deixa a água da piscina azul é tratamento e filtragem.

Apesar disso, para quem está querendo economizar ou aproveitar um produto que já tem na dispensa, saiba que é possível sim usar a água sanitária para fazer a limpeza de piscina. É necessário apenas tomar alguns cuidados e saber a medida certa do produto químico que você deve utilizar para evitar riscos aos banhistas.

A piscina pode ficar esbranquiçada devido à falta de cloro. Neste caso esta tonalidade branca na água se deve à elevação da turbidez da água, processo este que muitas vezes precede o desenvolvimento desenfreado de algas na piscina.

A ordem ideal da colocação dos produtos é: primeiro, o floculante ou o clarificante, depois, o cloro, em terceiro lugar, o algicida e, por fim, o regulador de pH (redutor ou elevador).

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

O clarificante é utilizado quando a água da piscina está turva, esbranquiçada ou com aspecto leitoso. Essas características são indícios de que há resíduos na água, mas são tão minúsculos que se misturam a ela e, por terem uma densidade baixa, acabam ficando em suspensão, sem acumularem-se no fundo nem boiarem.

O clarificante é utilizado para fazer a decantação da sujeira presente na água. Na prática, ele une aquelas micropartículas que deixam a água turva e que nem sempre são vistas a olho nu ou removidas pela filtração.

Não! Não coloque cloro e barrilha ao mesmo tempo na sua piscina. Porém, essa dica vale para todos os outros tipos de produtos químicos de compostos diferentes. Deixe claro em mente que não importa qual relação tenha, os produtos químicos nunca devem ser misturados.

Usar sulfato de alumínio ou clarificante na rotina de tratamento da piscina tem resultados bem semelhantes: além de coagulantes, ambos eliminam a água turva e auxiliam na rotina de aspiração e limpeza.

Quando usar o Sulfato de Alumínio
Em outras palavras: sempre que houver excesso de sólidos em suspensão na água e o pH estiver alto, pode ser uma boa hora para usar o Sulfato de Alumínio.

Qual a periodicidade da aplicação do cloro? Depende, principalmente, da frequência de banhistas. O ideal para piscinas que tenha fluxo diário é que seja aplicado cloro todos os dias. Mas se é uma família de poucas pessoas, três vezes por semana é o suficiente.

Ionização de cobre e prata. Outro substituto do cloro em potencial é a ionização da água. Utiliza-se um aparelho automático que libera na água íons de prata e cobre, que eliminam totalmente as algas, germes, fungos e bactérias que são convidados indesejados, porém muito comuns nas piscinas.

A melhor resposta
o melhor horário para aplicação do cloro é logo após o pôr do sol. O motivo é que o cloro é volátil (evapora) quando em contato com os raios UV. Quanto mais tempo o produto permanecer na água melhor. Há produtos estabilizantes de cloro que fazem com que o cloro tenha mais "resistência" aos raios UV.

Tratamento de Piscinas
O Bicarbonato de Sódio se destina a estabilizar o pH da água da piscina. A estabilização do pH evitará bruscas alterações no pH da água motivadas pela poluição causada por meio de chuvas ácidas, abastecimento com água de poços artesianos ou minas entre outras.

A principal causa de a água ficar esbranquiçada é a pressão exercida no líquido nas tubulações quando o abastecimento é interrompido por qualquer motivo, como uma manutenção preventiva, por exemplo, ou até mesmo quando é realizada uma limpeza na caixa d´água, e as tubulações podem se encher de ar.

O Elevador de pH CRIS ÁGUA (BARRILHA LEVE) aumenta numericamente o pH, e deve sempre ser adicionada a água da piscina quando o pH estiver abaixo da faixa indicada, conforme a TABELA DE ADIÇÃO (Correção de pH).

Dilua em um balde cerca de 7 ml de algicida de choque para cada 1000 litros de água. Depois, ligue a motobomba, colocando o filtro da piscina no “modo recircular” e espalhando o produto químico por todo o local. espere 10 minutos e aplique o clarificante, aproximadamente 6 ml para cada 1000 litros de água.

Lembre-se de que é necessário, primeiro, zerar o nível de cloro na água para só depois aplicar o algicida na piscina, evitando assim o aparecimento de manchas.