O que colocar embaixo do colchão no chão?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Sua base pode ser de madeira, pallets, concreto, acoplada na cabeceira, ou simplesmente apoiada sobre um confortável tapete – o importante é garantir o conforto na medida certa.

Colocar o colchão diretamente num piso de cerâmica não é bom, porque o colchão vai acabar absorvendo a umidade do chão, e além do cheiro e manchas de mofo, vai acabar fazendo mal á sua saúde.Se o piso do quarto for cerâmico, coloque um tapete por baixo do colchão, de preferência um que seja espesso, emborrachado ...

Quando você coloca seu colchão no chão, não há circulação de ar na parte inferior. Se houver umidade na superfície, pode surgir um problema a longo prazo. Se você optar pelo colchão para chão, será necessário colocá-lo em pé para arejar diariamente.

Lãs minerais, fibra de vidro e produtos de papel reciclado funcionam bem, também.

A mais comum entre elas é cobrir todo o chão do quarto com placas coloridas de borracha. Isso é desnecessário e pode ser prejudicial. Podemos colocar placas de borracha para isolar a cama do frio do chão, e até podemos colocar uma ao lado da cama para proteger crianças de menos de um ano de idade de quedas.

Vale também eliminar plástico, papelão ou outros materiais colocados entre o estrado da cama e o colchão, pois isso impede a oxigenação.

A capa de colchão, por não ter nenhuma proteção contra danos a ele, tem apenas uma função estética. Já o protetor de colchão, tem o papel de protegê-lo contra danos que podem diminuir a sua vida útil. Um colchão tem a durabilidade de, aproximadamente, 10 anos, porém, ele pode sofrer danos antes disso.

Quando o colchão está diretamente em contato com o piso, ele pode ficar úmido embaixo e isso pode danificar o tecido e a espuma. Como consequência, o colchão pode apresentar bolor e mofo. Neste caso, o mínimo que pode ser feito é investir em limpezas mais frequentes.

Bactéria ensina um procedimento semelhante à higiene habitual: polvilhar bicarbonato de sódio, aguardar 30 minutos, aspirar e, por fim, passar um pano embebido em vinagre. Lembre-se de torcer muito bem o pano antes de passá-lo na superfície.

Coloque o colchão em uma área aberta para tomar sol. Deixe por um dia inteiro. Para terminar de secar o colchão molhado, ligue o ventilador na direção dele e deixe por algumas horas.

A mais simples delas usa bicarbonato de sódio puro, que é espalhado sobre o colchão com o objetivo de remover o mau cheiro e absorver a umidade do colchão. “Depois de polvilhar o bicarbonato, é preciso deixá-lo atuar por cerca de 30 minutos para, então, aspirá-lo”, explica a personal organizer.

De acordo com especialistas, dormir no chão não vai trazer benefícios a longo prazo. Contudo, a curto prazo, pode ajudar a reduzir as dores agudas na coluna. Assim, isso acontece pois, ao dormir no chão, as pessoas tendem a deixar os joelhos para cima, tirando a pressão da coluna.

Além de trocar as fronhas e os lençóis uma vez por semana, é aconselhável fazer o giro do colchão - da cabeça para os pés e também da face de baixo para a de cima. Isso evita que o colchão fique mais fundo e mole em determinadas partes e perca a firmeza necessária para manter a saúde da coluna.

Olha só:

  1. Aproveite a luz do Sol. Pouca gente se lembra que a maior fonte natural de calor que temos é o Sol. ...
  2. Use cores quentes. Essa é uma dica um pouco diferente. ...
  3. Dê uma chance ao tapete. ...
  4. Roupas de cama quentinhas. ...
  5. Invista em cortinas. ...
  6. Aposte no ar-condicionado.