O que colocar em nome do curso ensino médio?

Perguntado por: oferreira9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Coloque ao menos seu último grau de escolaridade no currículo, em uma seção chamada “educação” ou “formação acadêmica”. Por exemplo, se você cursou o ensino superior, não precisa colocar o colegial. Se você estudou até o colegial, não há necessidade de mencionar o ensino fundamental.

Caso esteja cursando o ensino médio, deve-se preencher esse campo informando o ano de conclusão do Ensino fundamental e a previsão de conclusão do Ensino Médio. Se o candidato já possui ensino médio completo, não é necessário colocar o ensino fundamental, apenas o Ensino Médio.

Como colocar cursos e certificados no currículo

  1. Cria uma nova seção no seu currículo;
  2. Chame-a de "Educação complementar;"
  3. Informe o nome do curso;
  4. Coloque o nome da instituição;
  5. Inclua a data de formatura;
  6. Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.

ENSINO TÉCNICO: O QUE É
Fazendo parte de uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro, os cursos técnicos estão localizados entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, sendo capazes, inclusive, de substituir a etapa do Ensino Médio ao integrar suas disciplinas práticas.

Se você já está no Ensino Superior presume-se que já tenha concluído o Ensino Básico, portanto não é recomendado inserir Ensino Médio e Fundamental no currículo, exceto se você acreditar que a informação é relevante, como por exemplo se você estudou em colégios que têm processo de seleção muito concorrido.

Nela, pode ser incluído qualquer tipo de curso relevante à vaga, como:

  1. Faculdade;
  2. Pós-graduação;
  3. Mestrado;
  4. Doutorado;
  5. Cursos técnicos;
  6. Ensino fundamental;
  7. Ensino médio;
  8. Cursos extracurriculares.

O nível 1 compreende as pessoas com ensino fundamental incompleto, o nível 2 compreende as pessoas com fundamental completo e médio incompleto, o nível 3 as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto, o nível 4 compreende as pessoas com nível superior completo e o nível 5 compreende pessoas com alguma pós ...

Para checar a situação da sua instituição de ensino perante ao MEC, é necessário entrar no portal e-MEC, plataforma pública e gratuita, na qual diversas informações sobre o ensino superior são publicadas.

A classificação compreende onze áreas gerais de formação que tomam como base as seguintes áreas de conhecimento: programas básicos; educação; artes e humanidades; ciências sociais, comunicação e informação; negócios, administração e direito; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da ...

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Cursos mais concorridos do Brasil

  • Medicina;
  • Ciências da Computação;
  • Psicologia;
  • Engenharia no geral;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Arquitetura e Urbanismo.

Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação, podem ser uma excelente aposta.

Destaque suas qualificações profissionais
Ao escrever o primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos e que o ajudarão na vaga pretendida.

Nossa recomendação é a inclusão de cinco cursos no máximo. Evite também cursos mais antigos que cinco anos. Lembrando o que já dissemos no começo desse artigo, tais cursos servem também para os selecionadores poderem avaliar como você tem se atualizado recentemente. Mas atenção: existem exceções a esta regra.

Como os cursos realizados a distância têm exatamente a mesma validade dos estudos presenciais, você pode incluí-los no seu currículo da mesma forma como faria com os tradicionais: basta especificar o curso, a carga horária, a instituição onde foi realizado e o ano de conclusão.

O Ensino Médio profissionalizante pode ser feito em duas modalidades dentro da instituição de ensino: o aluno pode cursar o Ensino Médio regular e o profissional na mesma escola (integral), ou ele pode fazer o ensino regular em uma instituição, e cursar as matérias do profissionalizante em outra (concomitante).

No Brasil, há três tipos de curso técnico: técnico integrado, técnico externo ou concomitante e técnico profissionalizante ou subsequente.

7 cursos técnicos e tecnológicos possíveis de se fazer no ensino médio

  1. Informática. ...
  2. Mecatrônica. ...
  3. Eletrotécnica. ...
  4. Administração. ...
  5. Segurança do Trabalho. ...
  6. Transações Imobiliárias. ...
  7. Mecânica.

O que é o Ensino Médio? Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

Profissões para quem não terminou o ensino médio

  1. Profissional de serviços gerais. ...
  2. Profissional da mecânica. ...
  3. Vigia. ...
  4. Profissional de padaria. ...
  5. Auxiliar de construção. ...
  6. Profissional de costura. ...
  7. Profissional de açougue. ...
  8. Motorista de caminhão.