O que colocar em formação no currículo para primeiro emprego?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 21 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

O próximo passo é destacar a sua formação acadêmica. Não se contente apenas em informar onde você cursou o ensino médio ou o curso superior.

Qual ordem devo seguir para inserir minha formação acadêmica no currículo?

  1. Instituição de ensino (nome da faculdade ou escola);
  2. Nível (Médio, Graduação, Pós-graduação);
  3. Curso (nome do curso);
  4. Status (ano de conclusão ou de previsão para conclusão).

É possível consultar a escolaridade pelo CPF na Secretaria da Educação. Entretanto, é importante destacar que esse órgão é estadual. Logo, a consulta só apresentará dados sobre o status do ensino médio. Outra observação é que cada estado possui uma Secretaria da Educação.

O que colocar no currículo se nunca trabalhei?

  1. Dados Pessoais. Esta deve ser a primeira informação do currículo. ...
  2. Habilidades e competências técnicas. Liste todas as suas habilidades que sejam úteis à vaga. ...
  3. Experiência (em estágios ou voluntariados!) ...
  4. Formação. ...
  5. Línguas. ...
  6. Cursos e outras atividades.

Objetivo. Como será sua primeira experiência de emprego, indique que busca uma oportunidade de atuar como jovem aprendiz. Para tornar esse processo mais fácil, veja em qual vaga você se encaixa, por isso é bom você fazer uma auto pesquisa, como: quais áreas você gosta, no que você é bom, etc.

A formação acadêmica engloba aquilo que vem depois do Ensino Médio: graduação e pós-graduação. É nessa etapa de estudos que você adquire conhecimentos teóricos e técnicos muito aprofundados em determinada área, além de desenvolver as habilidades necessárias para a construção de uma carreira.

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

Quais são os graus da escolaridade?

  • Educação infantil.
  • Fundamental.
  • Médio.
  • Superior (Graduação)
  • Pós-graduação.
  • Mestrado.
  • Doutorado.
  • Escola.

Para colocar um curso em andamento no currículo, liste o item normalmente, mas na data de término escreva: “cursando”, ou então “conclusão prevista: [data]”. Caso tenha abandonado um curso e não pretenda retomá-lo, liste-o como “incompleto”.

De forma geral, o preenchimento do campo “formação acadêmica” segue as seguintes informações:

  1. nome do curso;
  2. nome da instituição de ensino;
  3. período de conclusão do curso.

Ensino médio incompleto: não concluiu todos os anos correspondentes a este ciclo (1º ao 3º ano); Ensino médio completo: concluiu este ciclo de estudos (1º ao 3º ano); Superior completo (ou graduação): concluiu o curso de ensino superior (bacharelado ou licenciatura);

O que colocar como objetivo no currículo sem experiência? Coloque as suas principais habilidades e como você pretende usar elas para ajudar o futuro empregador. Mencione também qualquer formação acadêmica que seja relevante para o cargo, como graduações e cursos.

Como participar
A inscrição do jovem pode ser feita na secretaria da escola em que ele estuda ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br. As empresas também devem se cadastrar no portal para ofertar vagas.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

Um currículo vitae simples é aquele que foca nas habilidades, experiência profissional, formação e prêmios do candidato, sem necessariamente ter um design moderno ou sem dar destaque para o tipo do visual em si. Suas informações são diretas e objetivas, sem rodeios.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Se for uma profissão de nível superior, colocar a formação universitária, a pós-graduação ou os cursos complementares na ordem cronológica inversa; sendo um cargo de nível médio, colocar o ensino médio, o curso técnico geral e os cursos de aperfeiçoamento profissional específicos.

Tipologias de formação profissional

  • Formação inicial. É a formação que visa a aquisição de saberes, competências e capacidades indispensáveis para iniciar o exercício qualificado de uma ou mais atividades profissionais.
  • Formação contínua. ...
  • Formação de dupla certificação.

A formação profissional refere-se ao processo de desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores necessários para o desempenho de uma profissão ou vocação específica. Isso pode incluir não apenas habilidades e conhecimentos técnicos, mas também habilidades interpessoais e princípios éticos.