O que colocar dentro de Cachepo?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Ele pode servir como recipiente para colocar as lembrancinhas dos convidados, as plantas que são usadas como centro de mesa e mais. É um modelo lindo para usar como cachepot para orquídea. Outra possibilidade do cachepot de papel é ser usado como embalagem de presente, inclusive de flores.

Use a criatividade
A plantinha cultivada não pode ser muito pesada, caso contrário, o ímã cede. Faça o plantio diretamente nos cachepôs. Outra opção é ter a planta dentro de um outro vaso, mais simples e de cor neutra e depois colocá-lo dentro do cachepô.

Como regar
A maneira correcta de o fazer é retirar o vaso da planta do cachepot, regar a planta, deixar o excesso de água escorrer e depois voltar a colocar a planta no cachepot. Se a água que escorre se acumula no fundo cachepot e as raízes da orquídea entram em contacto com essa água, as raízes podem apodrecer.

Qual a diferença entre vaso e cachepot? É simples, um cachepot não tem furos para drenagem, já um vaso vem com prato e furo para drenagem; Nossos modelos Odin, Freia e Oslo são cachepôs - ou seja, sem furos para drenagem.

Uma ótima opção é utilizar cachepot em cima de prateleiras. Assim, é possível colocar vários destes elementos, um ao lado do outro, com cores diferentes, trazendo um efeito muito bacana de organização e ousadia.

Uma receita muito comum para plantio em vaso é um mix combinando areia, terra vegetal e terra comum, na proporção de 1:1:1. O húmus de minhoca também pode ser acrescentado na proporção de 10% do mix, para fornecer mais nutrientes à planta.

Você pode espalhar as cascas de Pinus por igual em vasos, canteiros e jardineiras, de forma que faça uma forração na superfície dos mesmos.

Os vasos sem furos podem reter mais água e com isso acabar prejudicando as raízes das plantas, que podem acabar encharcadas e apodrecendo. No entanto, se você achou um vaso maravilhoso e não sabe como colocar a plantinha nele sem que ela acabe estragando, pode ficar despreocupado, é possível plantar em vasos sem furos.

1 - Qual a ordem das camadas dentro do vaso? Comece de baixo para cima, colocando dentro do vaso a camada de drenagem: argila expandida, pedrinhas, cacos de vasos quebrados ou até mesmo pedaços de bandeja de isopor. Em seguida, a manta de drenagem, para evitar que o substrato escoe pelo buraco do vaso.

Para que a drenagem com areia esteja corretamente aplicada, você precisa seguir os seguintes passos: no fundo do vaso, insira uma camada de argila expandida ou pedra brita. A função desta etapa é proporcionar mais ar para que os furos do vaso tenham acesso à reciclagem proposta pelo ciclo da água.

Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água. Confira suas plantas a cada dois dias. Se você colocar os dedos na terra e ela estiver seca, molhe novamente. Não é necessário molhar as folhas, pois a umidade pode ocasionar doenças.

Feito em cristal com detalhes em relevo os vasinhos ou cachepôs são ideais para decorar ambientes que precisam de um detalhe a mais. DICA DA LILIAN: Vale a pena investir em vasos de formatos diferentes e combiná-los em um mesmo espaço com ou sem plantas.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Recipiente decorativo, que pode ser de vários materiais, como cerâmica, metal, madeira etc., dentro do qual são colocados vasos de plantas. ETIMOLOGIA fr cachepot.

Medidas: 13cm x 13cm x 10cm.

Dimensões cachepot: Diâmetro 30cm. Altura 30cm.

Materiais que substituem a manta de drenagem ou bidim
Você pode substituir a manta por qualquer tecido poroso, de preferência que tenha alguma coisa sintética na composição, caso contrário, terá se decomposto com o tempo.

Elas ajudam no escoamento, auxiliando na entrada de oxigênio para as raízes e evitando que elas apodreçam”, explica o paisagista Luiz Cardoso. Caso o vaso não tenha uma boa drenagem, a planta vai amarelar e não vai conseguir se desenvolver.

Misture a areia e os 2 tipos de terra, na proporção 1:1:1; Plante as mudas ou as sementes, conforme as instruções do fornecedor; Acrescente a parte restante do solo; deixando a camada fofa; Regue e coloque a forragem (folhas secas, serragem de madeira, podas de grama);