O que colocar de comida para minhoca?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Alimentação - as minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição. Junte tudo para fazer uma compostagem. Faça um monte de 1,5 metro de altura, em local seco e arejado.

As minhocas alimentam-se principalmente de restos de vegetais e frutas, massas, migalhas de pão, casca de ovo triturada finamente, borras de café e folhas de chá. É preciso também adicionar outros materiais, como papel e cartão ou palha seca, mas nem tudo é bom para a sua dieta.

Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.

Podem ser usadas como fontes de matéria-prima: esterco de boi, cavalo e coelho, restos de culturas, palha, folhas, cascas de frutas, resíduos agroindustriais, lixo domiciliar e lodo de esgoto. O local de construção do minhocário deve estar situado o mais próximo possível da matéria-prima utilizada como substrato.

A maioria dos resíduos orgânicos que sobram das refeições pode ir para o minhocário ou a composteira, mas tem alimentos que não entram nesta lista: carnes, doces, laticínios, óleos, gordura, alimentos cozidos em grande quantidade, limão, excesso de frutas cítricas, alho e cebola, fezes de animais de estimação, papel ...

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

Resíduos de alimentos como restos de verduras, cascas e talos são uma excelente fonte de nitrogênio. Quase todos esses tipos de resíduos podem ser usados na composteira, com exceção apenas para cascas de limão, excesso de frutas frutas cítricas (laranja, tangerina, abacaxi), além de cascas e restos de cebola e alho.

Uma maneira natural de matar as minhocas é cobri-las com uma camada de areia fina ou farinha de trigo. Isso irá sufocá-las. Você também pode tentar aspirar as minhocas com um aspirador de pó potente.

O substrato para alimentação das minhocas deve passar pelo processo de compostagem. Se o processo fermentativo não estiver terminado e o substrato retornar a esquentar dentro dos canteiros, as minhocas fogem ou morrem pelo aquecimento.

Diferentemente de outros animais encontrados em jardins, as minhocas podem ser consideradas boas vizinhas para as plantas. Isso porque as diversas ações das pequenas no solo podem criar condições ainda mais favoráveis para o desenvolvimento de espécies vegetais.

O segredo é adicionar mais matéria seca: serragem, folhas secas, papel picado (sem tinta) ou até mesmo a fibra de coco, e misturar bem com os resíduos e cobri-los, mas atenção para não colocar demais e deixa-lo excessivamente seco, as minhocas precisam de umidade para sobreviverem.

Podem ir para a composteira os restos de alimento além de folhas, serragem e estercos. Entretanto, os que não podem ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.

As minhocas adoram frutas e legumes dos mais variados tipos, como banana, abóbora, maçã, alface, berinjela, abobrinha e verduras diversas.

As minhocas situam-se, geralmente, em solos que apresentam quantidade considerável de matéria orgânica, sendo encontradas praticamente em todo o mundo, com exceção dos desertos, hábitats glaciais e solos muito ácidos ou muito salgados.

Algumas do gênero Allolobophora, por exemplo, entram em estivação nas fases do ano mais quentes quando se enterram em profundidades normalmente não acessadas e lá se mantêm em estado de torpor e enoveladas entre si até que as condições ideais de vida se restabeleçam.

Cuidando do minhocário
Como vimos, um cuidado essencial é com a umidade, porque as minhocas não gostam de terra encharcada. Mas também não é interessante deixar o minhocário exposto ao sol. O ideal é que ele seja sombreado ou posicionado em um lugar protegido do sol da tarde.

USANDO ESTERCO CURTIDO NO MINHOCÁRIO PARA GERAR HÚMUS
Nunca se deve usar o esterco de gado sem efetuar o processo de curtimento, pois esse material pode oferecer risco à saúde da planta — podendo levá-la à morte — e ao próprio ser humano.