O que cobre o Santíssimo?
O Pálio é usado, principalmente, nas procissões religiosas para cobrir o Santíssimo Sacramento ou a imagem do Senhor Morto.
Para que serve o Santíssimo?
A Adoração ao Santíssimo é um momento de profunda intimidade com Deus, buscando a reconciliação, reavivando a fé e possibilitando uma transformação para uma nova vida.
Quando o Santíssimo pode sair da igreja?
Como já foi dito, se nas referidas procissões forem levadas imagens ou relíquias, não pode ir o Santíssimo. Mas se nas mesmas procissões não forem levadas imagens ou relíquias, pode levar-se o Santíssimo.
É permitido tocar no Santíssimo?
A exposição do Santíssimo Sacramento feita unicamente para dar a bênção é proibida (cf. Ritual A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, nº 94).
Quem pode carregar o Santíssimo Sacramento?
O Ministro ordinário da exposição é o sacerdote e o diácono, somente eles podem dar a Bênção antes da reposição. Na ausência dos Ministros ordenados, podem expor e repor o Santíssimo, com cibório ou ostensório, os acólitos ou os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (cf. Idem, 91).
Quem não deve receber a hóstia?
Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).
Qual o valor de um ostensório?
Artigos Religiosos - Ostensório de R$1.000,00 até R$50.000,00 – livrariavozes.
Porque o ostensório tem formato de sol?
Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.
Qual a função do irmão do Santíssimo?
Fazem a guarda da eucaristia nas celebrações, altares, sacrários, na distribuição da eucaristia à assembleia e onde Jesus Eucarístico estiver exposto. Acompanham os Ministros nas visitações e distribuição da comunhão aos enfermos nas casas.
Como fazer a Benção do Santíssimo?
Deus, que neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da Vossa Paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do Vosso Corpo e Vosso San- gue, que experimentamos sempre em nós a Sua eficácia redentora. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. R. Amém.
Como chama onde coloca o Santíssimo?
CAPELA DO SANTÍSSIMO: local em que se colocam as reservas eucarísticas destinadas à comunhão dos enfermos e à adoração dos fiéis. Nela há o SACRÁRIO, local fixo à parede onde ficam as hóstias consagradas (Jesus sacramentado).
Pode rezar o Terço diante do Santíssimo Sacramento?
Mas se o Santíssimo estiver exposto, além de outras orações, podemos também rezar o Terço (que é uma oração cristológica e marial), enriquecendo-o, tanto quanto possível, com leituras bíblicas e tempos de silêncio e adoração.
Quem pode abrir e fechar o sacrário?
Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc.
Como funciona o casamento no Santíssimo?
A celebração do casamento católico pode haver ou não missa. No casamento com missa noivos e convidados recebem o corpo e o sangue de Cristo, e para isso é necessário que os noivos tenham feito a primeira comunhão, assim como os convidados que irão receber a comunhão.
O que dizer depois de receber a Eucaristia?
“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
O que acontece quando a hóstia cai no chão?
Assim, quando uma hóstia consagrada cai no chão, imediatamente deve ser recolhida pelo sacerdote ou pelo ministro da Eucaristia. Pode até mesmo o fiel tomá-la e comungar dela mesma, caso esteja limpa.
Pode comer depois de comungar?
Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.