O que cigano gosta na Umbanda?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

É também característica das entidades ciganas na Umbanda gostarem de festividades, danças, vinho tinto, pães, mel e tomates, além de muitas flores, fogueiras, velas e incensos. Todos elementos que representam a queima de energias negativas e impuras rumo à luz que traz de novo as boas novas e as energias renovadas.

24 e 25 de maio

Essa semana, nos dias 24 e 25 de maio, acontecem à festas mais importantes do povo cigano. É o dia de Santa Sarah Cali ou Kali.

Os ciganos acabaram exercendo ofícios que podiam ser desempenhados em todos os lugares. Por isso, os homens eram ferreiros, comerciantes, cuidadores de cavalo e gado. Dentro dos clãs ciganos, as mulheres estão mais restritas à esfera doméstica, porém realizavam trabalhos como costureiras, rendeiras e artistas.

Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos. As incorporações acontecem geralmente em linha própria, mas nada impede que eles possam a vir trabalhar na linha de Exu.

saudação, na língua cigana.

Adoram peças de ouro, pois acreditam que o ouro traz consigo muita energia positiva e consequentemente muita fartura. Por isso, geralmente, todos os objetos de um cigano são da cor dourada, que é para atrair riqueza.

Cor de vela para Ciganos na Umbanda. No geral é laranja, porém dependendo da necessidade ele pode pedir outra cor, entre as que falamos anteriormente. Nunca um Cigano usará ou pedirá uma vela preta, para eles o preto traz morte, simboliza luto.

“Cigano é um povo alegre, gosta de se divertir, de cantar, sabe dançar”, diz ela. Para festejar, os ciganos apreciam o banquete com leitão assado, o balichon.

As velas são usadas em rituais ciganos para pedir proteção e realização de alguns pedidos. Existe uma maior tendência em cada dia da semana para se realizar seus pedidos. É dia de vela azul para pedir inspiração, vitalidade e, principalmente, meditar.

Esta mistura de ervas também poderá ser utilizada em defumações voltadas para as forças dos Ciganos. Informações técnicas: Conteúdo: Anis estrelado, tomilho, canela em pau, cravo da índia, folha de louro, alecrim e jasmim.

Dia Mundial do Povo Cigano é comemorado nesta sexta-feira.

Também conhecida como Falange do Povo Trabalhador, são os grandes mensageiros do astral. Fazem a ligação entre os diversos planos, tanto da espiritualidade como o físico.

Para quem deseja cultuar a ancestralidade cigana, trabalhar com a magia desse povo ou trazer a vibração desse povo para sua vida, é aconselhável ter um Altar, conhecido popularmente como Altar Cigano.

A festa de casamento chega a durar três dias. “A gente se casa cedo porque é uma tradição de muito tempo. Para segurar a nossa adolescente, para que ela fique dentro da comunidade.

As cores utilizadas para os ciganos são: Azul – Para purificação, paz e tranquilidade. Verde- Saúde, cura, esperança e força. Amarelo- Estudos, prosperidade financeira e alegria.

Segundo a pesquisadora, no Brasil, associações ciganas e representantes do estado brasileiro indicam a existência de 800.000 a 1 milhão de ciganos no país. No entanto, não se sabe como se chegou a esse número, uma vez que identidades étnicas, como a cigana, não são reconhecidas pelo censo brasileiro.

No Brasil, muitos se identificam como ciganos, termo largamente difundido, mas também há aqueles que consideram o termo ofensivo e preferem ser chamados de Roma ou romani, nomenclaturas próprias.

A BANDEIRA: simbolo maior do povo cigano, desde 1971.

Romi- Cigana; mulher. Rurum- Cebola. Sanacay- Ouro.

dia 24 de maio

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira. A escolha da data deve-se ao fato de o dia 24 de maio ser dedicado à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.

Algumas das flores mais comuns na tradição cigana incluem a rosa, o lírio, o cravo, a margarida, o girassol e a flor de laranjeira. Cada uma dessas flores tem um significado especial dentro da cultura cigana.