O que causou o Ragnarok?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

O Ragnarök é o fim do mundo na mitologia nórdica, que é causado por uma destruição dos cosmos e tudo que nele vive, incluindo os humanos e os deuses, por catástrofes ambientais e uma grande guerra. Em nórdico antigo (língua que os vikings falavam), a palavra “Ragnarok” significa “destino dos deuses”.

Na mitologia nórdica, Ragnarök corresponde ao local do destino final dos deuses. A batalha de Ragnarök aconteceu na região de Midgard, entre as forças do bem e do mal, resultando no fim do mundo e de todas as criaturas - deuses, heróis, gigantes, monstros.

Fimbulvetr (em nórdico antigo), fimbulvetur (em islandês) ou fimbulvinter (em dinamarquês, norueguês e sueco), na Mitologia Nórdica, é o prelúdio imediato para os eventos do Ragnarök (o "fim do Mundo").

Fenrir

No final dos tempos, acontecerá em Ragnarok um grande combate entre os deuses e os guerreiros falecidos que vivem em Valhalla. Odin sabe que será morto pelo lobo Fenrir, na Batalha de Ragnarok, quando vários deuses também, incluído seu filho Thor, perecerão.

Morte de Thor
Esta é uma grande batalha da qual participarão os deuses, anões, monstros, gigantes e marcará o fim dos tempos. Thor será morto ao derrotar a serpente de Midgard, uma criatura que vive nos oceanos e que cresceu tanto que é capaz de morder seu próprio rabo. O deus do trovão será morto por este animal.

Em tempos, os deuses Aesir tinham encarcerado as três criaturas filhas de Loki e da gigante Angerboda (Mensageira do Mal), cujo nascimento anunciava o dia de Ragnarok: a Serpente de Midgard, o lobo Fenris e a deusa Hel.

Os eventos de Vingadores: Guerra Infinita acontecem imediatamente após os de Ragnarok. É um filme bem importante, que marca a luta contra o supervilão.

Na mitologia, Freya é incubida com a missão de trazer Baldur de volta à vida — o que supostamente evitaria o Ragnarök. Desta forma, a deusa até pede à governante do Reino do Mortos, Hela, pela ressurreição do filho.

Uma grande batalha que resultaria na morte da maioria dos deuses (incluindo os Æsir, Ódin, Thor, Týr, Freir, Heimdallr, e Loki); a batalha termina com um incêndio global, após o qual a terra seria submerso pelo mar.

O desenvolvimento de God of War Ragnarök durou quatro anos. O diretor do jogo conta que “é difícil entender quando você está realmente terminando, porque você esteve nisso por tanto tempo”. “Tudo o que você consegue ver são as falhas que precisam ser corrigidas”, complementa.

Na adaptação para o cinema, Hela foi mesmo a maior ajudante que Odin teve na conquista dos nove reinos, no entanto, o Rei de Asgard acabou por aprisionar a sua filha pois ela estava ficando cada vez mais malvada e poderosa, sendo um perigo não só para Asgard mas para todo o Universo.

Em sua busca por conhecimento sobre todas as coisas, Odin acreditava que a inteligência valia qualquer preço e às vezes era preciso fazer sacrifícios. Para desvendar as runas nórdicas, em uma ocasião, ele chegou a se enforcar, se esfaquear e passar mais de uma semana sem comer.

O apocalipse da mitologia nórdica era conhecido como Ragnarök. Seria um momento de pleno caos, em que os mortos sairiam do mundo subterrâneo, uma guerra emergeria e o fogo tomaria conta da Árvore do Mundo.

Com um elmo dourado e uma cota de malha, Odin, o Pai de Todos, enfrenta o lobo Fenrir. Thor até se encontra ao seu lado, porém, o deus do trovão acaba ocupado na batalha contra Jormungardr. O resultado desse conflito é a derrota de Odin, que acaba engolido pelo filho de Loki.

Kratos teria um destino diferente em God of War: Ragnarok, segundo o diretor de narrativa. Falando ao MinnMax, Matt Sophos foi questionado sobre o fim de God of War (2018), no qual Kratos vê um mural que mostra sua morte, sugerindo uma profecia que podia acontecer no próximo jogo.

Continuar lendo Quem causou o Ragnarok?