O que causou o controle de natalidade?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Uma das principais motivações para a criação e defesa das ideias de controle de natalidade é a teoria de Thomas Robert Malthus. A teoria malthusiana é uma teoria de densidade demográfica que busca alertar a humanidade para o problema da falta de recursos naturais devido ao grande crescimento populacional.

A partir de 1960, as taxas de crescimento começaram a declinar, motivadas pelo intenso processo de urbanização, que modificou o modo de viver das famílias, e também pela redução da taxa de fecundidade, que caiu de 6,2 filhos em 1960 para 1,9 filho em 2010, segundo dados do IBGE.

No campo social o controle de natalidade serviria para diminuir o crime, pois o governo poderia assistir melhor os jovens, a quantidade de empregos possivelmente aumentaria, haveria diminuição da fome devido aos programas sociais que poderiam atender melhor a população, a saúde, a educação e mais uma série de outros ...

Casais que têm mais de um filho são punidos com multas. O que acontece se tiver mais de 3 filhos na China? A taxa de manutenção social que os pais pagavam, caso ultrapassassem o número legal de filhos, foi cancelada. Os governos locais passam a oferecer licença parental, promovendo os direitos das mulheres no emprego.

Uma das principais motivações para a criação e defesa das ideias de controle de natalidade é a teoria de Thomas Robert Malthus.

Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros.

A pesquisa do IBGE ressalta ainda outros fatores que ajudaram a reduzir as taxas de mortalidade como o aumento da escolaridade feminina, a elevação do percentual de domicílios com esgotamento sanitário, água potável e coleta de lixo, e maior acesso da população aos serviços de saúde, com relativa melhoria na qualidade ...

A queda da fecundidade faz com que o peso relativo das crianças (0 a 14 anos), no conjunto da população, seja cada vez menor ao longo dos anos.

A consequência direta da redução no número de nascimentos na Europa é o agravamento do envelhecimento populacional no continente e a consequente falta de mão de obra para o trabalho.

Desde os anos 1960 que a taxa de crescimento da população brasileira vem experimentando paulatinos declínios, intensificando-se juntamente com as quedas mais pronunciadas da fecundidade1. No período 1950-1960, a taxa de crescimento da população recuou de 3,04% ao ano para 1,05% em 2008.

Chamamos de controle de natalidade as medidas feitas para que as mulheres não engravidem, sem considerar se essa é a vontade delas ou não.

a mortalidade infantil diminuiu em todos os municípios do Estado, refletindo a melhoria nas condições de vida, o declínio da fecundidade e o efeito de intervenções públicas nas áreas de saúde, saneamento e educação, entre outros aspectos.

Se em um determinado local o resultado da taxa de natalidade é maior que o de mortalidade, a população está crescendo. Se a taxa de mortalidade for maior que a de natalidade, a população do local está diminuindo.

a China

Qual país só pode ter 2 filhos? Na década de 1970, a China adotou uma política de filho único por casal, para tentar controlar a alta taxa de natalidade da época. A China abandonou essa política em 2016, substituindo-a por um limite de dois filhos.

A política do filho único é uma politica implantada pelo governo Chinês na década de 70 e tem como finalidade tentar conter o avanço populacional. Isso se deve ao fato do mesmo país se encontrar atualmente com mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes.

Quantos filhos pode ter na Índia? De acordo com a proposta do governo regional, intitulada de “Nova Política Populacional”, os casais com mais do que dois filhos ficam impedidos de receber benefícios ou subsídios do governo e não podem candidatar-se a cargos públicos.

Para conter esse crescimento e incentivar as mulheres a buscarem outros métodos contraceptivos, o Brasil tem aperfeiçoado as leis para o controle de natalidade. A legislação sobre o controle de natalidade é o assunto da última parte da série de reprises especiais do “15 Minutos de Cidadania.”

A justificativa para a imposição de tais medidas estava vinculada a diminuição das taxas de fecundidade para gerar um acesso a um sistema de saúde mais satisfatório para população, garantia de educação de qualidade e oportunidades de emprego gerando melhora econômica geral no país.

A urbanização, o aumento do custo de vida nas cidades e a maior inserção da mulher no mercado de trabalho conduziram a uma queda na taxa de natalidade no Brasil a partir de então, o que culminou na lenta diminuição do crescimento vegetativo da população.

“Na verdade, desde a década de 70, 80, vem diminuindo a taxa de fecundidade no território brasileiro de forma significativa.