O que causou a queda do feudalismo?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Revolução Burguesa: com o surgimento da burguesia, muitas pessoas fugiam dos feudos (êxodo rural) para as cidades em busca de melhores condições. O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio.

As Cruzadas representaram a crise do sistema feudal, pois, a partir do desenvolvimento do comércio, a rígida estrutura de servidão que caracterizava o feudalismo foi sendo modificada de maneira que muitos camponeses abandonaram a servidão e mudaram-se para as cidades à procura de novas perspectivas e ofícios.

Qual das alternativas abaixo apresenta causas do enfraquecimento do feudalismo na Europa? B - O renascimento comercial, impulsionado pelas Cruzadas, deu início ao enfraquecimento do feudalismo no século XII.

Pode-se afirmar que era o sistema típico da era medieval e que com ela se iniciou, a partir da queda do Império Romano do Ocidente (476) e com ela se encerrou, no final da Idade Média, quando houve a queda do Império Romano do Oriente (1543).

O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.

A transição de feudalismo para o capitalismo ocorreu no século XV na Europa. Esse momento marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

X-XIV) O Feudalismo é um sistema contratual, político e militar baseado em relações estabelecidas entre os membros da nobreza e os seus vassalos desenvolvidos na Europa Ocidental durante a Idade Média.

Burguesia é uma classe social que surgiu na Europa no fim da Idade Média com a crise do feudalismo, formando-se nos burgos, cidades construídas fora dos feudos quando estes estavam em decadência. Ela tomou espaço nas cidades por meio do comércio e é composta por aqueles que são os donos dos meios de produção.

As Cruzadas foram expedições religiosas e militares, ocorridas entre os séculos XI e XIII, cujo principal objetivo era resgatar a Terra Santa, que estava sob o domínio islâmico, para os cristãos. O termo “cruzada” se refere à cruz que os cavaleiros usavam em suas roupas quando estavam em marcha da Europa até o Oriente.

Diversas razões contribuíram para o fracasso das Cruzadas, entre elas: os europeus eram minoria, em meio a uma população geralmente hostil; a opressão à população nativa fez com que o domínio fosse cada vez mais difícil; as diversas lutas entre os próprios cristãos contribuíram para enfraquecê-los enormemente.

As cruzadas mobilizaram as populações européias rumo à conquista de regiões orientais. A estabilidade vivida na Europa do século XI proporcionou grandes mudanças no mundo feudal.

Entre as tragédias, constam os grandes ciclos de fome — causados por mudanças climáticas —, as guerras, a ocorrência de revoltas populares e a peste negra. Acredita-se que esse ciclo tenha acelerado o fim do feudalismo.

O que foi o Feudalismo?

  • Corveia: cultivo da terra senhorial feito duas vezes por semana pelo servo;
  • Talha: entrega de metade da sua produção ao senhor feudal;
  • Capitação: imposto pago relativo ao número de pessoas;
  • Banalidade: imposto para usar os equipamentos e instalações do senhor.

Resposta: É correto afirmar que um dos fatores responsáveis pela desestruturação do sistema feudal foi: a) as grandes colheitas de cereais e os baixos preços alcançados nas feiras tradicionais.

O feudalismo era um sistema baseado em relações de vassalagem e servidão, onde a produção agrícola era a principal atividade econômica. Com o surgimento do comércio, da manufatura e das cidades, surgiram novas formas de produção, troca e acumulação de riquezas, que deram origem ao sistema capitalista.

A concessão das terras no feudalismo se dava do rei para os senhores, dos senhores para outros com menor poder (cavaleiros) e depois para os servos, que pagavam altos impostos e tinham obrigações com seu senhorio.

Feudalismo: Economia baseada, principalmente, em trocas de mercadorias. Pouco uso de moedas. Capitalismo: Economia baseada na compra e venda de produtos com ampla utilização de moedas.

A Idade Média foi um longo período da história que se estendeu do século V ao século XV. Seu início foi marcado pela Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e o fim, pela Tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453.

Por conta desse sentido pejorativo, chamou-se também a Idade Média de “Idade das Trevas”. Além de ser um intervalo, o período medieval era tido como obscuro, tomado pelas crenças ditadas pela Igreja Católica, que desprezava o pensamento racional, e que não teve produções intelectuais de relevo.