O que causou a morte de Sócrates?

Perguntado por: esantos7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Por perturbar a ordem vigente, esse foi o real motivo da condenação e da sentença de Sócrates. Em 399 a.C., o filósofo recebeu o cálice contendo cicuta, o veneno utilizado para sua execução. Ele mesmo bebeu o conteúdo do cálice e, poucos minutos depois, morreu.

Segundo hospital, ele teve choque séptico de origem intestinal. O ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu na madrugada deste domingo (4) no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Segundo o hospital, Sócrates morreu em decorrência de um choque séptico, uma infecção generalizada, às 4h30.

Eu afirmo a vocês, meus carrascos, que, tão pronto esteja morto, a vingança fará tombar sobre vocês, uma punição bem mais dolorosa do que a minha morte. Vocês me condenaram à morte na crença de que, por meio dela, se livrarão da crítica à sua conduta, mas eu afirmo, o resultado será exatamente o oposto.

Diante do tribunal popular, Sócrates é acusado pelo poeta Meleto, pelo rico curtidor de peles, influente orador e político Anitos, e por Licão personagem de pouca importância. A acusação era grave: não reconhecer os deuses do Estado, introduzir novas divindades e corromper a juventude.

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Platão

Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga.

Cicuta é um gênero de plantas apiáceas que compreende quatro espécies de plantas muito venenosas. Além do seu uso como veneno para a ponta de setas, ficou conhecido como o veneno de Sócrates: Sócrates, quando foi condenado à morte, foi forçado a tomar um chá de cicuta.

A intoxicação por cicuta tem efeitos no receptor colinérgico nicotínico, inicialmente com boca seca e progredindo para taquicardia, tremores, diaforese, midríase, convulsões e paralisia muscular. Pode haver também rabdomiólise.

Para ele, a verdade não é uma técnica, uma forma de convencimento, de forma que cada indivíduo deve ser livre para acessar a verdade por meio da própria lógica e razão, sem a manipulação de outros cidadãos.

No ano de 399 a.C., o famoso filósofo ateniense Sócrates foi condenado à morte. Ou tomava cicuta ou teria que se exilar de Atenas, o ostracismo, como se dizia, e se tornaria um estrangeiro sem direitos vagando de cidade em cidade. O réu optou pela morte, que na sua opinião era mais honrosa.

Exceto para Deus". Essa é outra frase que o mestre teria dito poucos antes de ser executado. Sócrates teria deixado essa mensagem e último questionamento para seus discípulos como uma forma de despedida e também de, mais uma vez, reiterar sua ignorância perante os grandes mistérios do mundo.

Sócrates defendia que o indivíduo tinha necessidade de viver com base nos preceitos morais que garantissem a vida social. Assim, quando teve a oportunidade de fugir, de se livrar da condenação, recusou-se e preferiu morrer porque fugindo, estaria livrando sua pessoa, mas não garantiria a coletividade.

Platão (427/428-348/347 a.C.) foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates. A doutrina clássica do direito natural originou-se com Sócrates e foi posteriormente desenvolvida por Platão. Segundo esta doutrina, como vimos, há uma ordem natural nas coisas.