O que causou a divisão do reino de Israel?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Após a morte de Salomão (930 AC), uma insurreição aberta levou ao rompimento das dez tribos do norte e à divisão do país num reino do norte, Israel, e um reino do sul, Judá - este último no território das tribos de Judá e Benjamin.

Três reis reinaram sobre todo o povo unido de Israel: Saul, Davi e Salomão. Depois os israelitas se dividiram em "dois países": Judá, a sul, e Israel, a norte.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

Jesus, então, responde a essa acusação dizendo que “todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá”, explicando que, se ele estivesse expulsando demônios em nome de Belzebu, então o reino demoníaco estaria dividido, e, assim, se destruiria.

Consequências: Quando Canaã se separou em dois reinos - Israel e Judá - , se enfraqueceu, pois suas forças não eram suficientes para lutar contra os exércitos Assírios, Babilônicos e Egípcios.

Israel decidiu conceder vistos a cerca de 50 membros da tribo Bnei Menashe, que diz ser uma das dez tribos israelenses que teriam se perdido há mais de dois mil anos.

A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia. É um lugar cercado por vales, o que constrói um cenário único para as pessoas que vivem na cidade e visitam a região.

tribo de Benjamim

Com o crescimento da ameaça das incursões filisteias, as tribos israelitas decidiram formar uma monarquia forte e centralizadora para enfrentar o iminente conflito. O primeiro rei dessa nova entidade foi Saul, que era da tribo de Benjamim, que, naquele momento, era a menor das tribos.

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono, com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino. Diz a Bíblia que “seu coração era cheio de sabedoria”.

Oseias

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia).

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv.

Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.

Rúben e Bila se aproximam em sequência da novela Gênesis
Apesar de descobrir a respeito, Israel não disse nada sobre isso, embora soubesse. Somente em seu leito de morte ele falou sobre o assunto. E por tentar usurpar a autoridade de Israel, afirmando seu direito de primogenitura, Rúben o perdeu.

I Reis 12: Um Reino Dividido.

Existem três reinos de glória: o reino celestial, o terrestre e o telestial. A glória que herdaremos dependerá de nosso grau de conversão, expresso na obediência aos mandamentos do Senhor.

O que a Bíblia diz é que o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes às crianças (Mt 19.14).

A divisão política e territorial acabou expondo os hebreus militarmente, que em pouco tempo foram dominados por outras civilizações. No ano de 721 a.C., os assírios conquistaram o Reino de Israel, o que acabou fazendo com que as dez tribos que o formavam viessem a desaparecer.