O que causa vermes em bebê?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A transmissão de vermes está ligada às condições de higiene, como a falta de saneamento básico.

É muito importante ficar atento a sinais e sintomas do verme, veja quais são eles: Diarreia frequente;Coceira no ânus;Cansaço excessivo;Sensação de barriga inchada;Náuseas e vômitos;Dor abdominal;Perda de peso sem nenhuma razão aparente;Pontos brancos presentes nas fezes;Alterações do apetite.

Causas das verminoses
Na maioria das vezes, a verminose é contraída através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente, os ovos desses vermes são ingeridos, e eles se desenvolvem no hospedeiro. No entanto, é possível que vermes entrem no organismo por algum corte.

Todos os moradores da casa com mais de um ano devem ser tratados - as crianças de um a dois anos tomam metade da dose do Albendazol, e para os bebês de 6 meses a um ano, o pediatra deve prescrever outro tipo de remédio. Dá trabalho, mas é o jeito de vencer esse verme chatinho e muito resistente.

Esta é uma pergunta que frequentemente os pais fazem aos pediatras. Mas, não existe nenhuma necessidade de dar nenhum vermífugo para crianças ou adultos, na ausência de sintomas clínicos ou de exames laboratoriais que sugiram a presença de verminose.

Quanto tempo dura a crise de verme? 'Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas', afirma a infectologista Diana Ventura.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

O Enterobius vermicularis é um verme que vive no intestino dos humanos, mais especificamente na região do ceco (início do intestino grosso) e do apêndice. Após o acasalamento, o macho morre e é eliminado pelas fezes.

“Os sinais e sintomas vão depender do tipo de 'verme' que está causando a doença. Os mais comuns que fazem suspeitar de parasitoses são: dores abdominais, diarreia, náuseas e/ou vômitos e excesso de produção de gases. Também podem causar anemia, coceira no ânus, diminuição do apetite e sangue nas fezes”, completa.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Náuseas, convulsões e pele mapeada
Na fase aguda, seus sintomas são típicos de uma infecção intestinal (febre, fraqueza, diarreia).

Para crianças entre 12 e 24 meses, o albendazol pode ser utilizado na dose 200mg/dia, após avaliar o risco benefício do seu uso, uma vez que não há estudos garantindo a segurança nesta faixa etária.

Evite consumir alimentos crus, como peixes e ostras.