O que causa uma explosão do botijão de gás?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura. Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.

Algumas pessoas acreditam que os botijões de gás instalados em residências podem explodir, o que, de acordo com o Tenente Coronel Helton de Souza Zeferino, comandante do 1° Batalhaõ de Bombeiros MIlitar, é praticamente impossível de acontecer.

A maneira mais comum de detectar um grande vazamento é pelo cheiro do gás, que pode ser tóxico quando armazenado em locais sem saída de ar.

- Manter sempre a válvula fechada após o uso do fogão, principalmente quando for dormir ou se ausentar da residência ou estabelecimento comercial; - Evitar o uso de adornos, como panos envolvendo o botijão, por dificultar a retirada na hora de uma emergência de vazamento ou incêndio.

Retire o botijão do fogão e sai do ambiente; Ventile a casa, abra portas e janelas e deixe o gás sair. Em hipótese alguma use ventilador para acelerar esse processo.

A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.

Botijão de gás: quais são os riscos? Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, em condições normais, o botijão de gás é um item seguro. Os riscos oferecidos por esse produto, em termos gerais, estão ligados à falta de certificação e de controle de qualidade, à má utilização e ao armazenamento incorreto.

Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor; 3. Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão.

O que realmente acontece com o botijão de gás
É preciso saber que, dentro do botijão, o GLP está em estado líquido, mas, ao entrar em contato com o ar, ele passa para o estado gasoso, tornando-se um gás extremamente inflamável.

Isso significa apenas que a válvula está aberta e liberando o gás para entrar em contato com as chamas e você poder cozinhar.

A presença de água no botijão de gás não traz um risco imediato ao uso do produto, já que o botijão é feito de chapas de aço muito resistentes. Contudo, a parte da válvula de segurança pode ser danificada pela água.

Onde Armazenar os Botijões de Gás
Não deverão ficar em compartimentos fechados como armários, gabinetes, vãos de escada, porões, entre outros; Deverão ficar distantes do fogo (no mínimo 80cm);

O botijão de gás precisa estar armazenado em um lugar arejado, em que, no caso de um eventual vazamento, o gás não se acumule. Portanto, guardar o gás de cozinha em uma caixa totalmente fechada, nem pensar. A alternativa mais segura é manter o botijão em uma casinha de gás com aberturas na lateral.

Alguns botijões já vêm com defeito de fábrica. Muitas vezes, a rosca de vedação não funciona adequadamente, o que pode ocasionar um vazamento. O problema também pode estar em seu registro. Por isso é importante observar sempre a vida útil dessa peça e fazer as substituições assim que necessárias.

Onde colocar o gás de cozinha? Sempre que possível, o gás de cozinha deve ser instalado do lado de fora do imóvel. A ligação entre a mangueira e o fogão pode ser feita por meio de um pequeno furo na parede, por exemplo. Desse modo, caso haja vazamento de gás, ele não se acumulará.

O gás com enxofre está dentro do botijão, se tem um vazamento e o consumidor colocar o sabão em barra sobre o vazamento, o gás com enxofre passa pelo sabão e a soda cáustica do sabão reage com o enxofre, o que causa a queima do enxofre, e o cheiro do gás acaba.