O que causa um tufão?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O fenômeno ocorre quando o ar úmido, aquecido pelo mar, sobe rapidamente para camadas mais altas da atmosfera — tal qual um “motor gigante que usa ar quente e úmido como combustível”, como descreve o site da Nasa.

Uma curiosidade sobre os tufões e furacões: seus ventos giram no sentido horário no Hemisfério Sul e em sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Quanto tempo dura e qual o tamanho do estrago? Eles podem durar semanas, são acompanhados de megatempestades e se deslocam a uma velocidade de 10km a 50km/h.

Tufão é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone tropical que ocorre nos mares orientais, normalmente nos mares da China e no oceano Índico. Os tufões possuem um enorme poder de destruição, com rajadas de ventos que podem chegar aos 360 quilômetros por hora.

Além da proximidade com a Linha do Equador, as águas oceânicas do Brasil, mesmo as do litoral nordestino, não chegam à temperatura média de 26ºC. E é por isso que não temos furacão no Brasil. O mais perto que chegamos foi de um ciclone tropical que atingiu Santa Catarina em 2004, e deixou cerca de 30 mil desabrigados.

Um ciclone passa a ser classificado como um furacão quando atinge velocidades superiores a 150 km/h, quando é considerado um tufão forte, mas também podendo superar os 195 km/h no que é considerado um tufão violento.

O ideal é recolher varais, vasos, bicicletas, brinquedos, mobília de jardim, etc. Reforçar janelas e portas contra a tempestade. Colar fitas adesivas nas portas de vidro e nas janelas ajuda a prevenir acidentes. Além disso, manter as cortinas fechadas, pois elas ajudarão a proteger caso o vidro da janela se quebre.

Apesar de não apresentar condições favoráveis à formação de furacões, já houve ocorrência de tempestade tropical no Brasil. A Região Sul do país apresenta maiores possibilidades de serem atingidas por furacões, visto que as tempestades tendem a migrar das regiões mais quentes para as mais frias.

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

Do ponto de vista econômico, o Furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005, lidera a lista. Quando se trata do número de mortos, contudo, um furacão que atingiu o Mar do Caribe em 1780 e ceifou 22 mil vidas, fica em primeiro lugar.

Enquanto nos Estados Unidos são comuns tornados com ventos de mais de 300 km/h, aqui a maioria deles não supera 200 km/h. Graças a um relevo menos plano, os tornados no Brasil também não avançam muito, durando apenas minutos e não horas.

Na verdade, furacões, ciclones e tufões são todos o mesmo fenômeno meteorológico. Os cientistas chamam essas tempestades de nomes diferentes, dependendo de onde elas ocorrem.

Furacão – forma-se no Oceano Atlântico ao norte, no Mar do Caribe, no Golfo do México e no Oceano Pacífico próximo ao litoral da América do Norte. Tufão – forma-se no Oceano Pacífico a leste da Linha Internacional de Data, próximo ao Japão, ao sul da Ásia e também na porção leste do Oceano Índico.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país com maior exposição aos desastres naturais, segundo a Maplecroft, sendo classificado como de “risco extremo”. A temporada de furacão americana de 2011 foi uma das mais intensas da história dos EUA, com 1.154 tornados registrados.

O fenômeno, que foi batizado oficialmente como “Furacão Catarina”, deixou um rastro de destruição e 11 mortos. Os números chamam a atenção, ao todo, 14 municípios decretaram Estado de Calamidade Pública e sete, Situação de Emergência na época. Foram 33.165 desabrigados e desalojados e pelo menos 78 pessoas feridas.