O que causa um paradoxo?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Ocorre quando alguém volta ao passado, encontra-se consigo mesmo, e por causa de algo que faz, impede sua versão passada de viajar futuramente ao passado, tal como fez, alterando assim sua própria História e criando uma duplicata permanente e uma nova realidade.

Índice

  • 1 Paradoxos verídicos. 1.1 Matemáticos/Lógicos. 1.2 Psicológico-filosóficos. 1.2.1 Paradoxos da ação. 1.2.2 Paradoxos epistemológicos. 1.2.3 Paradoxos metafísicos. 1.3 Físicos.
  • 2 Paradoxos falsídicos.
  • 3 Antinomias. 3.1 Antinomias de definição.
  • 4 Paradoxos condicionais.
  • 5 Outros.
  • 6 Ver também.

Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

O nome deste paradoxo vem de uma das suas primeiras descrições: uma pessoa viaja para o passado e mata o seu avô antes de ele conhecer a sua esposa, que é a avó dessa pessoa. Dessa maneira, a existência do pai ou mãe dessa pessoa, e consequentemente dela própria, torna-se impossível.

A etimologia da palavra paradoxo pode ser traçada a textos que remontam à aurora da Renascença, um período de acelerado pensamento científico na Europa e Ásia que começou por volta do ano de 1500.

Em 1901, enquanto trabalhava em seu livro Os princípios da Matemática, Bertrand Russell descobriu um paradoxo que expunha uma falha nos fundamentos da Teoria dos Conjuntos, de Georg Cantor – o que abalou o mundo da matemática e levou cientistas a repensarem a lógica moderna.

Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo. Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato.

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

O indivíduo fala algo, mas suas ações dizem o contrário, ou ora a pessoa fala algo e, em outro momento não distante, ela diz exatamente o contrário. Na abordagem sistêmica este tipo de conduta é chamado de comunicação paradoxal.

Se um barco tiver toda a sua madeira restaurada, ele continuará sendo o mesmo barco? Outro clássico advindo da Grécia Antiga é o paradoxo do Navio Teseu. Ele é famoso por ter sido descrito por Plutarco.

Perfeito paradoxo: figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contraditória.

Exemplos de frases com paradoxo
Se você quiser me prender, vai ter que saber me soltar. (Caetano Veloso) Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo)

O paradoxo seria a impossibilidade de acordo com as próprias leis. Contradição vem de "contradizer". Dizer algo ao contrário. Ou seja, afirmar o oposto daquilo afirmado previamente.

K. S. Kantzer sugere que um paradoxo, tal qual ele se encontra na Bíblia consiste de: (1) uma afirmação que é auto-contraditória, ou (2) duas ou mais afirmações que são mutuamente contraditórias, ou (3) uma afirmação que contradiz alguma posição bem estabelecida a respeito de um assunto específico.”2 Ele também faz uma ...

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

Os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças. Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança. A relação próxima com os netos contribui para dar mais estabilidade emocional para os pequenos.

Bondade e generosidade são dois valores que devem andar sempre de mãos dadas na vida de todas as pessoas. E quanto mais cedo aprendermos a ser bons e generosos com o próximo, mais enraizada se tornará essa prática em nossa vida. Ensine aos seus netos o quão importante é se colocar no lugar do outro a todo momento.

avó materna: mãe da mãe. avó paterna: mãe do pai.