O que causa úlcera no estômago?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

As causas da úlcera gástrica podem ser inúmeras. Entre elas estão fatores genéticos predefinidos, bactérias que atacam a parede do estômago, o uso contínuo de aspirinas e anti-inflamatórios e estresse, que podem resultar no aparecimento da úlcera gástrica.

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a hemorragias e perfuração.

Como tratar úlcera no estômago? O tratamento dos sintomas de úlcera no estômago e duodeno envolve a eliminação do H. pylori, se confirmado sua presença. A terapia inclui medicamentos como ibuprofeno, amoxicilina, claritromicina e nitroimidazol 2.

1) Evite a ingestão de alimentos fortes

  • queijos amarelos e processados;
  • salsicha, linguiça, bacon, presunto e outras carnes processadas;
  • alimentos refinados e frituras;
  • carnes vermelhas gordas, pele de frango e fígado;
  • açúcar e doces em geral;
  • molhos prontos e temperos em cubos.

A úlcera gástrica pode ser identificada por meio de exames como endoscopia e os principais sintomas são sensações de dor e queimação na área entre o esterno e o umbigo.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

O objetivo era de que no século passado o leite alcalinizaria as úlceras gástricas e aliviasse as dores. Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico.

Os sintomas relacionados a perfuração da úlcera incluem dor epigástrica grave de início súbito, sendo inicialmente epigástrica podendo se generalizar. Pode ocorrer hipotensão e taquicardia.

Os sintomas típicos costumam ser dor na parte superior da barriga, azia, indigestão (arrotos e empachamento), e náuseas. Se a úlcera está sangrando, talvez seja possível ver sangue vermelho, fresco ou sangue velho, negro nas evacuações. O sangramento pode também ser acompanhado de cansaço e falta de energia.

Úlcera hemorrágica: é um tipo de úlcera bastante perigoso. Ocorre quando uma úlcera péptica se desenvolve e não é devidamente tratada. É o tipo mais grave de úlcera, podendo causar dores e complicações sérias.

O tratamento da úlcera no estômago depende da causa subjacente da doença. A maioria dos casos podem ser tratados através da prescrição de alguma medicação, no entanto, em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.

Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal.

Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico. Chá de espinheira santa: reduz a acidez do estômago e é recomendado tomar antes das refeições.

O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Quem tem dor no estômago ou gastrite ulcera pode comer ovo cozido? É importante observar a tolerância individual, mas à princípio, o ovo cozido, sem gordura, não deve causar problemas.

O limão funciona também como um cicatrizante das mucosas agredidas pela acidez, proporcionando um ambiente favorável à cura das úlceras.

dor de estômago que parece como uma queimação na boca do estômago e fica pior quando o paciente não se alimenta; vômitos e náusea; vômito com presença de sangue; fezes avermelhadas devido à presença de sangue.

Porém, é bastante indicado procurar ajuda de um profissional quando a dor for persistente e forte, ou se houver vômito com presença de sangue e/ou fezes pretas com odor muito intenso. Situações como essas podem ser indicativo de doenças como gastrite, úlcera, pancreatite, câncer no estômago, entre outras.

EVITAR OS SEGUINTES ALIMENTOS:
chá mate e chá preto. doces concentrados : goiabada, marmelada, compotas, frutas cristalizadas. vinagre, molhos picantes, pickles, massa de tomate, pimenta vermelha, pimenta do reino,páprica, mostarda, molho inglês, catchup, cravo da índia, noz moscada.

A úlcera esofágica normalmente se dá também pelo excesso de ácido passando pela mucosa esofágica (refluxo), um órgão que não tem todos os fatores de proteção que o estômago tem, levando a uma inflamação, a esofagite, e ocasionalmente fazendo úlceras.