O que causa trinca no cabeçote da XRE 300?

Perguntado por: acardoso8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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A adaptação do motor para a nova Honda RE 300 resultou em problemas de superaquecimento no propulsor, que posteriormente geraram a trinca do cabeçote e vazamento de óleo.

As trincas podem provocar vazamentos e outras falhas que comprometem o desempenho e até mesmo a segurança do mecanismo. Portanto, a realização do teste de trinca contribui para a manutenção do veículo em suas devidas condições de funcionamento.

Quanto tempo dura a relação da XRE 300? Com todos os cuidados necessários, o sistema pode durar até 40.000 km ou mais.

O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:

  • Indicação de alta temperatura no painel;
  • Fumaça excessiva nos canos de escape;
  • Redução rápida da água do radiador;
  • Velas de ignição úmidas;
  • Falhas no motor.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

136 km/h

A XRE está longe de ser uma moto voltada ao desempenho, é uma trail, versátil, confortável. Na nossa mão, teve velocidade máxima de 136 km/h (no painel).

Cabeçote Xre 300 2009 2010 2011 2012 Modelo Novo Vela Fina.

a xr300 é a substituta da XRE300 já é comentada. no mercado há muito tempo e especulada por vários criadores de conteúdos alguns até trazendo de fato esse ano a XRE vai ser substituído Já faz alguns anos desde.

A injeção de gasolina é muito baixa para a quantidade de ar. O que acaba levando uma combustão incompatível com o seu motor e sua cilindrada gerando o super aquecimento até trincar o cabeçote (Podendo até mesmo derreter a cabeça da válvula.

Não, você só deve andar com a junta do cabeçote queimada se for uma emergência. Caso você continue andando com ela em más condições o defeito vai se agravando e acaba atingindo diretamente o motor do veículo. Em casos mais graves, a falta de manutenção nessa peça pode levar ao travamento do motor.

A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.

Motor tem um sistema de arrefecimento prematuro, seu motor acaba super aquecendo, o que leva a uma queima e consumo maior de combustível, uma possível trinca do Cabeçote, uma falta de conforto quando está pilotando por algumas horas por esquenta muito as pernas da pessoa que está pilotando!

No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice. Chegando a essa contagem, é importante considerar a retifica do motor.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Quanto custa para arrumar a junta do cabeçote queimada? Uma junta do cabeçote nova pode variar de preço. Ela pode ser encontrada por R$ 150 a até R$ 400. Mas, se o seu carro for importado, o valor pode superar os R$ 2 mil, dependendo do modelo e marca.

a temperatura que. o a junta suporta a trabalhar é abaixo de 100 graus acima disso Isso tem uma tolerância né de até 110 graus depois disso depois de 110 como eu falei já começa a ocasionar problema na junta pode ser a curto ou a longo prazo se o cara conduzir por exemplo aí.

Só a troca da peça podeser suficiente, mas, em casos mais graves é necessário fazera retíficado cabeçote. Sem retífica: quando se percebe logo o superaquecimento do motor, o dano é menor e é mais simples – basta trocar a junta do cabeçote.

Nesse sentido, o motor retificado precisa ser amaciado e existem muitos mitos sobre essa questão. Porém, as montadoras incluem nos manuais as determinações de quilometragem necessárias para cada modelo, o que geralmente varia de 500 km a 1500 km rodados.

O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000.

Fumaça branca constante no escapamento
Porém quando o motor atinge sua temperatura de trabalho e a fumaça branca continua sendo emitida pelo escape pode ser sinal de presença de líquido de arrefecimento na combustão. Este defeito se dá pelo mesmo motivo do anterior, má vedação entre o cabeçote e o bloco do motor.