O que causa toxocaríase?

Perguntado por: dborges . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A toxocaríase é a infecção causada por larvas dos nematódeos Toxocara canis ou Toxocara cati, que são parasitas de animais. Crianças pequenas podem adquirir a infecção ao comer terra contaminada com excrementos (fezes) de animais que contêm ovos de nematódeos.

Como evitar a toxocaríase
É recomendado lavar bem as mãos após estar em contato com animais domésticos, evitar que as crianças brinquem em locais onde existam animais domésticos e lavar bem o local bem que o animal habita, pelo menos 1 vez por semana.

Como o verme apresenta um comprimento de em média 15 cm, pode ser observado com facilidade por tutores(as) atentos. Os vermes adultos vivem no intestino dos animais e liberam ovos em grande quantidade no ambiente através das fezes do animal.

Para diagnóstico laboratorial, pode ser utilizado IgG (ELISA) anti-Toxocara canis, cujos pontos de corte mais elevados sugerem doença recente e, os mais baixos, infecção leve ou em resolução. A resposta terapêutica pode ser avaliada por meio da contagem de eosinófilos no sangue.

A doença do gato, que recebe o nome de Toxoplasmose, ainda gera muitas dúvidas nos tutores. Trata-se de uma doença infecciosa, causada pelo parasita Toxoplasma gondii.

O Toxocara canis, além de sua importância veterinária, é responsável por uma zoonose conhecida como Larva migrans visceral. Animais parasitados eliminam os ovos do verme no ambiente através das fezes, esses ovos em condições favoráveis evoluem, surgindo a larva infectante.

As espécies Toxocara canis e Toxocara cati são responsáveis pela zoonose conhecida como toxocaríase, que afeta ocasionalmente o homem e são parasitas gastrintestinais de cães e gatos que apresentam distribuição global.

Quais são os sintomas do Bicho Geográfico?

  • Coceira, que piora durante a noite;
  • Linhas vermelhas;
  • Inchaço;
  • Sensação de movimento debaixo da pele.

- O teste tem utilidade no diagnóstico da toxocaríase, que é causada pela infestação do hospedeiro humano pelo Toxocara canis.

Em cães jovens, as larvas migram através dos pulmões e árvore brônquica; larvas são tossidas, engolidas em seco e voltam para o intestino delgado, onde amadurecem. Vermes fêmeas depositam ovos adultos no intestino delgado.

Os sintomas característicos da ascaridíase são dores abdominais, dificuldade de evacuar e enjôo. Mas eles só são percebidos caso a infestação seja grande. Quando a contaminação ainda está em estágio inicial, apenas através de um exame de fezes é possível identificar o verme.

A infecção humana ocorre de maneira acidental através da ingestão de ovos presentes no solo ou em alimentos contaminados, ou pela ingestão de larva de T. canis, presentes em tecidos crus ou mal cozidos de hospedeiros paratênicos, como vacas, ovelhas e galinhas.

Transmissão de ascaridíase
As pessoas podem engolir os ovos em alimentos que entraram em contato com solo contaminado por fezes (excrementos) humanas contendo ovos. A infecção também pode ocorrer quando as pessoas levam as mãos ou dedos contaminados com sujeira à boca.

Tratamento de larva migrans cutânea
Um preparado de tiabendazol em líquido ou creme ou pomada de albendazol, aplicados sobre a área afetada, trata a infecção de maneira eficaz. Às vezes, os médicos também administram albendazol ou ivermectina por via oral para matar os ancilóstomos e curar a infecção.

Transmissão: O gato contrai a infecção ao comer carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados. Outros animais se infectam alimentando-se de pastagens contaminadas pelas fezes. Contágio indireto: acontece devido à ingestão de carne com o agente transmissor.

Mas essa fofura toda esconde um perigo para a saúde humana: a toxoplasmose. É uma doença muito comum no mundo todo e tem sua principal origem nas fezes dos gatos e a sua prevenção é simples: fazer a vermifugação dos animais e priorizar a higiene das mãos e alimentos.

Sendo assim, a única forma de saber se um gato entrou em contato com o agente da toxoplasmose é por meio da avaliação sorológica com titulação. No entanto, a veterinária explica que o teste não diferencia se o pet está ou não eliminando oocistos em suas fezes.