O que causa TDAH infantil?

Perguntado por: odinis7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Algumas teorias sugerem que problemas familiares (discórdia conjugal, baixa instrução da mãe, famílias com apenas um dos pais, funcionamento familiar caótico e nível socioeconômico mais baixo) poderiam ser a causa do TDAH nas crianças.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Mario Louzã – Por definição, a criança já nasce com a doença, tanto que para fazer o diagnóstico em outras fases da vida é preciso investigar como foi a evolução da enfermidade na infância. O TDAH jamais se inicia quando o indivíduo é adulto. Ao contrário.

Alimentos processados e industrializados podem agravar os sintomas do TDAH e interagir de forma negativa, principalmente no aumento dos níveis de hiperatividade. Além disso, o consumo de açúcar refinado também pode agravar o controle de hormônios e neurotransmissores.

Perde objetos com facilidade. Sensação de inquietude. Pessoa falante demais. Não consegue se manter parado/sentado por muito tempo.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em focar no trabalho durante 8 horas por dia, e pessoas com uma hiperatividade maior podem ter dificuldade em profissões que exigem ficar parado ou sentado durante muito tempo. Não raramente, pessoas com TDAH vivem mudando de emprego, nunca conseguindo consolidar uma carreira.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Alimentação adequada – comer bem, em pequenas porções ao longo do dia, pode diminuir a distração e a hiperatividade. Diminuir o consumo de açúcar e carboidrato, e aumentar a ingestão de proteínas também contribui para redução dos sintomas do TDAH.

Portanto, pessoas com esse transtorno podem ser tão criativas, obstinadas e empáticas quanto qualquer outra, desde que realizem o tratamento adequado ou em alguns casos, treinamentos que levem ao desenvolvimento de habilidades.

Diagnóstico precoce de TDAH
Os sintomas de hiperatividade e impulsividade estarão presentes e poderão ser identificados até mesmo antes dos 3 anos de idade.

TDAH é genético ou não? A resposta curta é sim, é possível que uma pessoa possa herdar o TDAH de sua mãe, pai ou ambos. Pesquisas atuais sugerem que as crianças cujos pais são diagnosticados com TDAH correm um risco maior de desenvolver a doença.

Em resumo, embora haja uma forte influência genética no TDAH, ele não é uma doença hereditária causada por um único gene, sendo influenciado por uma variedade de fatores genéticos e ambientais.

Sim. É possível que os dois distúrbios ocorram ao mesmo tempo em uma pessoa. Pesquisas indicam que entre 30% e 50% de pacientes com autismo também apresentam TDAH.

Para casos de TDAH e para melhorar a distração e o cérebro, os melhores alimentos são as proteínas, como carnes magras, peixes – gorduras boas e carboidratos complexos – grãos integrais, aveia, sementes, entre outros. Fuja ao máximo dos carboidratos simples – os mais prejudiciais são o açúcar e a farinha branca.

Alguns estudos clínicos mostraram que para alguns pacientes a suplementação com zinco, ferro, magnésio e vitamina D podem melhorar os sinais e sintomas do TDAH.

Irrita os olhos, dá sono e a... as mesmas coisas, e isso às vezes após um intervalo de poucos dias... Para Entender as Diferenças Entre Esses Transtornos, o Especialista Dr. Marcone Oliveira, Médico Neuropediatra e Orientador de Pais,...

A baixa tolerância à frustração, falta de foco e baixa capacidade de automotivação podem fazer com que ela responda a esses sentimentos de maneira impulsiva, impaciente e irritadiça.

TDAH na Vida Adulta
Os sintomas do TDAH também podem interferir nas relações pessoais, afetando negativamente o convívio familiar, reduzindo as chances de sucesso pessoal e satisfação, e colocando em risco casamentos saudáveis.