O que causa solitária na barriga?

Perguntado por: edias . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Solitária é o nome popular dos vermes Taenia solium e Taenia saginata, causadores da teníase. Esses vermes são transmitidos ao homem por meio do consumo de carne crua ou mal passada, de origem suína e bovina que estejam contaminadas.

A teníase, popularmente conhecida como solitária, é uma verminose causada pelo verme adulto de Taenia sp. que pode dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo.

Solitária é o nome popular dos vermes Taenia solium e Taenia saginata, causadores da teníase. Esses vermes são transmitidos ao homem por meio do consumo de carne crua ou mal passada, de origem suína e bovina que estejam contaminadas.

Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:

  1. Leite com hortelã ...
  2. Chá de arruda com sementes de mamão. ...
  3. Chá de cúrcuma. ...
  4. Chá de mastruz. ...
  5. Azeite de alho. ...
  6. Chá de artemísia. ...
  7. Chá de erva-doce.

A Taenia solium, ou "ténia solitária", é um verme que enquanto adulto pode chegar a medir cerca de 3 a 4 m e a viver aproximadamente 25 anos.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

O principal exame utilizado para diagnosticar a presença de vermes intestinais é o exame parasitológico de fezes, conhecido popularmente por "exame de fezes", que avalia a presença de ovos ou cistos de parasitas nas fezes.

A solitária entra no corpo pela ingestão de carne crua ou mal cozida de animais infectados, como boi, porco e peixe. Os parasitas retiram as substâncias nutrientes dos hospedeiros e às vezes o privam dos alimentos necessários para viver. A maior tênia já encontrada media 22 metros. Deve ter sido absorvido do Sashimi.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

Os comprimidos de Albendazol podem ser engolidos com água ou mastigados. Algumas pessoas, particularmente as crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros. Nesse caso, devem ser incentivadas a mastigar os comprimidos com um pouco de água ou triturá-los.

O tratamento da teníase é feito através da administração de medicamentos com ação vermífuga (ou seja, para matar o indivíduo adulto). Um dos remédios mais usados é o praziquantel, mas existem outras opções como a niclosamida e o albendazol.

Neurocisticercose. . De todas as larvas que causam infecções no cérebro, a larva de tênia é a que causa, de longe, a maioria dos casos de infecções no cérebro no hemisfério ocidental.

O áscaris é também conhecido como lombriga e também fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão. Por isso, em casos mais graves, ocorre a saída de vermes pela boca ou pelo nariz das pessoas, além de obstrução do intestino, tendo às vezes até que operar o intestino para retirar os vermes.

A coceira do ânus é um sintoma clássico da oxiuríase, verminose provocada pelo helminto Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis. A coceira costuma ser mais intensa à noite é pode deixar o paciente inquieto e com dificuldade de dormir.

Para cada tipo de parasita, existe um tempo de tratamento mais adequado, que pode variar de 1 a 5 dias, por exemplo. Em geral, o efeito já é sentido logo após o término do tratamento, se ele for indicado adequadamente e os sintomas sejam realmente causados por parasitose intestinal. Espero ter ajudado.

O tratamento para vermes deve ser feito com o uso de remédios anti-parasitários prescritos pelo clínico geral ou infectologista, como Albendazol, Mebendazol, Tinidazol ou Metronidazol de acordo com o parasita responsável pela infecção.

A contaminação por vermes não é perigosa, porque esses vermes são facilmente removidos. No entanto, pode ocorrer alguma fraqueza e perda de peso. A principal complicação devido é a anemia. Este parasita se alimenta de sangue a partir da parede do intestino.

É o caso da tênia, encontrada em carnes de boi, peixe ou porco cruas ou pouco cozidas.

E, mesmo que uma solitária de 2,8 metros já impressione, essa está longe de ser a mais comprida já encontrada no corpo de um hospedeiro vivo. Segundo especialistas, a maior tênia já encontrada media 22 metros!