O que causa sialolitíase?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Quando ficamos desidratados, há uma alteração na composição da saliva, aumentando a concentração de sais minerais, o que favorece a formação dos cálculos. Outras doenças do nosso organismo também podem aumentar a concentração de sais na saliva, levando a quadros de sialolitíase.

O que causa glândula salivar inchada? A inflamação das glândulas salivares, também chamada de sialoadenite, é causada geralmente por vírus ou bactérias, cálculos salivares (sialotíliase, causada pelo acúmulo de sais minerais) ou obstrução. Um exemplo bem comum de infecção que faz a glândula salivar inchar é a caxumba.

Má Higiene, Tabaco e Álcool. A falta de higiene adequada da cavidade oral, bem como o uso de substâncias nocivas presentes nas bebidas alcoólicas e no cigarro podem levar a inflamações da mucosa oral e consequente redução do fluxo salivar, originando o quadro de sialoadenite.

Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.

Para isso, é importante manter uma boa hidratação ou consumir bebidas e alimentos que estimulem uma salivação maior, como aqueles cítricos. Mas cuidado, se houver obstrução completa dos ductos salivares, o aumento da produção de saliva pode levar a quadros mais graves.

O prognóstico para a sialolitíase é satisfatório. Na maioria dos casos após a remoção do cálculo a glândula restabelece suas funções normais, a não ser em casos em que ocorreu a exérese da glândula envolvida (GABRIELLI; GABRIELLI; PELEARI, 2008).

A sialolitíase é uma alteração que acomete as glândulas salivares representada pela obstrução do canal excretor por um ou mais sialólitos resultando na diminuição do fluxo salivar. A glândula submandibular é a mais acometida, seguida da parótida e sublingual, além das menores.

Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.

Os principais sintomas são a dor forte no rosto, boca e pescoço, que piora durante ou antes das refeições, momentos em que aumenta a produção de saliva. A saliva produzida fica bloqueada, resultando em inchaço da boca, rosto e pescoço. Devido ao inchaço, ocorre também a dificuldade para engolir.

O médico pode utilizar pinças, fios guia, cateter balão e extrator de cálculo para fazer a remoção de corpos estranhos. Pode reverter a estenose dos ductos salivares por meio da dilatação endoscópica. E tudo isso de forma minimamente invasiva, com: Menor agressão ao organismo do que nas técnicas de cirurgia aberta.

Disfunção da glândula salivar. A disfunção das glândulas salivares é mais comum dentre os adultos e geralmente envolve muito pouca produção de saliva. Quando o fluxo de saliva é insuficiente ou quase inexistente, sente-se a boca seca. Esta condição é chamada xerostomia.

O tratamento inicial para sialadenite é com antibióticos ativos contra S. aureus (p. ex., dicloxacilina, 250 mg por via oral 4 vezes ao dia; cefalosporinas de 1ª geração ou clindamicina), podendo ser modificado de acordo com os resultados da cultura.

Causas de aumento das glândulas salivares
Na maioria das vezes, é por alterações da higiene da cavidade oral, ou seja, pequenos pedaços de comidas que acabam ficando na boca e obstruem o canal, gerando inchaço da mucosa ou na pele de revestimento interno da cavidade oral.

Alena Peixoto Medrado – Os cálculos salivares, também chamados sialolitos, representam uma formação de material mineralizado no interior dos ductos ou nas próprias glândulas salivares, em especial, as submandibulares.

6. PATOLOGIA DE GLÂNDULAS SALIVARES

  • Mucocele (fenômeno de extravazamento de muco)
  • Cisto de retenção salivar.
  • Adenoma pleomórfico.
  • Carcinoma mucoepidermóide.
  • Carcinoma adenóide cístico.