O que causa rompimento no estômago?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A perfuração pode ter causa iatrogênica, ou seja, ter relação com algum procedimento médico, como endoscopia, colonoscopia, enemas ou inserção de corpos estranhos que ficam presos e causam a perfuração, mas é considerado um evento raro.

Perfuração gastrointestinal resulta em graves dores abdominais intensificadas pelo movimento, náuseas, vômitos e hematemesis. Posteriormente, podem aparecer os sintomas de febre e/ou calafrios. Em qualquer caso, o abdômen torna-se rígido, com dor ao toque e dor à descompressão.

Os sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre moderada, sensação de distensão abdominal, perda de apetite e de peso.

Condições para que a úlcera estomacal leve a uma perfuração
Esse desequilíbrio pode ser causado por diversos fatores, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, dieta inadequada, infecção pela bactéria Helicobacter pylori e uso de algumas medicações como anti-inflamatórios e AAS (ácido acetilsalicílico).

Os sintomas relacionados a perfuração da úlcera incluem dor epigástrica grave de início súbito, sendo inicialmente epigástrica podendo se generalizar. Pode ocorrer hipotensão e taquicardia.

Qual o tratamento para a úlcera gástrica? A melhor maneira de tratar a úlcera gástrica é por meio do uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos, por exemplo. No caso da úlcera gástrica causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos.

Tratamento das úlceras de estômago
O médico gastroenterologista poderá receitar antiácidos para aliviar os sintomas ou antibióticos, se houver infecção por bactéria. A necessidade de cirurgia é rara, sendo recomendada apenas para episódios que envolvam hemorragia, perfuração, obstrução ou suspeita de câncer.

Os mais comuns são úlceras de estômago, gastrite (inflamação do estômago), fraqueza e aumento da pressão nos vasos sanguíneos do esôfago, e ruptura nos revestimoentos do esôfago ou do estômago causadas por vômitos. As causas menos comuns são um cancer na área e o uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios.

Possíveis causas
A perfuração pode ter causa iatrogênica, ou seja, ter relação com algum procedimento médico, como endoscopia, colonoscopia, enemas ou inserção de corpos estranhos que ficam presos e causam a perfuração, mas é considerado um evento raro.

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a hemorragias e perfuração.

Úlcera hemorrágica: acontece quando uma úlcera péptica não é tratada e é o tipo mais grave de úlcera. Úlcera refratária: é quando uma úlcera péptica não foi curada mesmo após três meses de tratamento.

Os pacientes, na grande maioria dos casos, apresentam quadro de dor dependendo do local da perfuração, em região cervical ou torácica. As perfurações da porção superior do esôfago, além de dor cervical ou torácica, podem cursar com disfagia, afonia, dificuldade respiratória, náuseas, vômitos e febre.

Quando o alimento que ficou retardado no estômago finalmente entrar no intestino delgado e ser absorvido, os níveis de glicose se elevam no sangue. O esvaziamento gástrico com a gastroparesia é imprevisível, consequentemente os níveis de glicose no sangue podem ser instáveis e difícil de controlar.

A causa mais comum de perfuração esofágica é a iatrogênica, secundária a procedimentos endoscópicos, sendo maior o risco em intervenções terapêuticas.