O que causa retardo mental no feto?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Alterações gênicas (erros inatos do metabolismo): que provocam Fenilcetonúria, entre outras. Fatores que afetam o complexo materno-fetal Tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de medicamentos teratogênicos (capazes de provocar danos nos embriões e fetos).

Além da talidomida, exemplos de medicamentos que causam malformação fetal são: metotrexato; isotre- tinoína; lítio; valproato; tetraciclina; inibidores da enzima conversora de angiotensina, como o enalapril e captopril; e antifúngicos azólicos, como o fluconazol e tioconazol.

A maior sensibilidade aos raios ionizantes se dá na fase inicial de implantação, do 4° ao 6° dia. A radiação ionizante pode causar efeitos malformativos, tais como: microcefalia, hidrocefalia, atraso mental, redução de inteligência, e, até, abortamento ou interrupção da gravidez.

O ultrassom obstétrico é um exame extremamente importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante o período gestacional. Esse exame de imagem está presente durante todo o pré-natal e é a maneira mais fácil e segura de perceber se está tudo bem com o bebê.

Perinatais Fatores que incidem do início do trabalho de parto até o 30.º dia de vida do bebê: Hipóxia ou anoxia (oxigenação cerebral insuficiente). Prematuridade e baixo peso: Pequeno para Idade Gestacional (PIG). Icterícia grave do recém-nascido (kernicterus).

Muitas anomalias congênitas podem ser prevenidas ou tratadas. A suplementação com ácido fólico na pré-gravidez, o consumo de iodo durante a gestação, a vacinação contra a rubéola (que pode ser transmitida aos filhos durante a gestação) e assistência pré-natal adequada são algumas formas de prevenção.

A mulher deve começar a tomar ácido fólico logo que descobrir a gravidez para prevenir doenças durante a gestação no processo de fechamento do tubo neural do feto.

Através dos exames de ultrassonografia durante o pré-natal. Os principais são o exame de translucência nucal e o exame morfológico de 2o trimestre. Esses exames são chamados testes de rastreamento, pois conseguem separar um grupo de bebês com alto risco para anomalias. >

Com a chegada do final da gestação, alguns médicos podem solicitar um exame de cardiotocografia fetal, que permite avaliar o bem-estar do bebê dentro do útero e sua reserva de oxigênio, no caso de gestações que o parto esteja atrasado.

Boa leitura!

  • Ácido fólico. A vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico, tem seu consumo recomendado desde o período de planejamento de uma gravidez, já que pesquisas apontam que a prática pode reduzir as chances de a criança desenvolver autismo. ...
  • Cálcio. ...
  • Ferro. ...
  • Zinco. ...
  • Vitamina B6.

Pode haver algum resquício do tronco cerebral funcionando, o que garante algumas funções vitais do bebê, como respiração e batimentos cardíacos. Também podem ocorrem outras malformações associadas, como fenda palatina (quando há abertura na parte óssea do céu da boca) e anormalidade da coluna cervical.

O embrião é mais sensível aos efeitos da radiação ionizante nas duas primeiras semanas de gestação; durante este período, o embrião exposto à radiação permanecerá intacto ou será reabsorvido ou abortado(11,19). Considera-se risco de morte fetal neste período quando a exposição for superior a 10 rad (100 mGy)(19,20).

O risco de afetar o desenvolvimento do feto, causando problemas na visão e dificuldade de aprendizado, por exemplo, é maior quando a gestante é superexposta a esse tipo de radiação.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Oferece grandes benefícios para a criança e, ao mesmo tempo, para a mãe durante a gravidez. Ela previne várias doenças como diabetes, anemia, tonturas, além de gerar mais saciedade. Por ser um alimento rico em cálcio e ferro ajudará a criança a nascer com os ossos fortes e um bom desenvolvimento físico.

Entre os exames fundamentais para a identificação de doenças, podem ser citados os diversos tipos de ultrassonografias, tais como a obstétrica e a morfológica. Elas permitem identificar malformações, síndromes fetais e problemas genéticos.

Síndrome do X-Frágil: depois da Síndrome de Down, é a causa genética mais freqüente de Deficiência Intelectual.