O que causa pus no dedo?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

A unha inflamada pode ser tratada com o uso de cremes e pomadas com antibiótico na composição, que impedem que a infecção e a inflamação se agravem. Assim, algumas pomadas com antibióticos como neomicina e bacitracina (Nebacetin ou Nebacimed, por exemplo) podem ser indicadas.

Trauma de origem mecânica: roer unha e traumatismo por manicure, chupar o dedo e cutucar a unha da mão, além da unha encravada no dedo do pé. Química: contato com detergente e sabão.

Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem. Lembre-se de manter a região sempre bem limpa para evitar reinfecções. Se o inchaço e a coleção de pus forem grandes, o ideal é que a drenagem seja feita por um médico. Não tente espremer abscessos em casa.

O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Os quadros agudos de paroníquia se caracterizam por uma dor muito forte, inchaço e vermelhidão na pele da área afetada pela inflamação. Também pode ocorrer a presença de pus debaixo da unha ou sob a pele. Já os casos crônicos manifestam sintomas mais brandos, com o local sensível, avermelhado e ligeiramente inchado.

Furúnculo é uma infecção de pele caracterizada por um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa de pus. Jamais esprema um furúnculo; veja como tratar.

A paroníquia é uma infecção que ocorre na pele ao redor da unha, geralmente causada por bactérias, mas também pode surgir por infecção por fungos ou vírus, causando sintomas como dor ao redor da unha, vermelhidão, inchaço ou formação de pus debaixo da unha ou ao seu redor.

O principal remédio para tratar uma unha inflamada com pus é o antibiótico. Pode ser feito em pomada, creme ou em comprimidos, dependendo da extensão e gravidade da inflamação. Além dos remédios, para ajudar a aliviar a dor, é recomendado o uso de calor local, limpeza da ferida e cuidados com a região.

A dipirona não funciona para tratar a micose de unha. A única forma realmente eficaz e definitiva de tratar micose na unha é com o uso de medicamentos antifúngicos, que devem ser indicados e orientados por um dermatologista.

O dedo inflamado pode apresentar bolhas cheias de pus, especialmente quando a unha está infeccionada com bactérias. Também podem ocorrer alterações na unha, que pode ficar descolada, deformada ou adquirir uma outra cor.

Dores nos dedos podem ser causadas por doenças autoimunes como: artrite, reumatóide e lúpus. Outra causa das dores pode ser o LER (lesão por esforço repetitivo), Síndrome do Túnel de Carpo, Tenossinovite (inflamação de um tendão) e Gota (ácido úrico).

Veja a lista de quais evitar:

  1. Frituras e alimentos muito gordurosos. Por serem ricos em gorduras saturadas, qualquer uma dessas opções pode fazer mal ao organismo se você consumir exageradamente. ...
  2. Biscoitos industrializados. ...
  3. Embutidos derivados da carne vermelha. ...
  4. Refrigerantes e bebidas alcoólicas. ...
  5. Alimentos açucarados.

Seiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Pus é uma secreção branca ou amarelada, normalmente composta por glóbulos brancos e bactérias. Quando uma ferida apresenta pus, é mau sinal. Deve ser tratada imediatamente, para que a infecção não piore.

Não aperte o machucado.
Ainda que isso pareça expulsar a secreção alojada ali, é uma prática perigosa, que pode fazer com que o pus acabe “descendo” e ficando ainda mais complicado de ser acessado. Além disso, é possível que o corte acabe se abrindo ainda mais e facilite a piora da infecção.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

Abscesso não trata com dedo querendo explodir que nem espinha porque não vai adiantar e vai piorar. Isso daí é calor local, antibiótico e drenagem cirúrgica. Consulte um cirurgião geral experiente antes que se arrependa! E quem avisa, amigo é.

Quando você começar a sentir algumas pontadas e o dedo começar a inchar, o ideal é manter as mãos limpas e secas para que o machucado não se transforme em infecção. Na ânsia de medicar o ferimento, muitas mulheres aplicam pomadas e cobrem com um curativo.