O que causa Plicoma perianal?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Ela pode ser causada por fissura anal, hemorroidas, pós-operatórios na região ou outras doenças anais. Então, após essa inflamação e cicatrização, o local desincha e a pele não volta ao normal. Dessa forma, o ânus fica com uma saliência, excesso ou sobra de pele murcha. É assim que surge o plicoma anal.

A manutenção de uma alimentação com muitas fibras e o consumo de água de modo a evitar que as fezes sejam duras e ressecadas; Redução ou eliminação do uso de papel higiênico. Sempre que possível, lave a região com água e sabão neutro; Não manipulação do plicoma.

Tudo cura por 4-6 semanas. Alguns plicomas são muito pequenos e têm uma recuperação mais fácil, enquanto outras estão associados a grandes fissuras anais ou hemorróidas que precisam de tratamentos mais extensos. Alguns casos de grandes excessos de pele podem precisar de 2 cirurgias para obtenção de perfeito resultado.

Ela pode ser causada por fissura anal, hemorroidas, pós-operatórios na região ou outras doenças anais. Então, após essa inflamação e cicatrização, o local desincha e a pele não volta ao normal. Dessa forma, o ânus fica com uma saliência, excesso ou sobra de pele murcha. É assim que surge o plicoma anal.

O que fazer para evitar o agravamento do problema?

  1. Evitar o uso do papel higiênico para realizar a limpeza anal. ...
  2. Evite manipular o plicoma anal. ...
  3. Não segure a vontade de evacuar, já que este hábito pode causar grandes problemas no intestino;
  4. Evite distrações durante a evacuação, como mexer no celular ou ler um livro.

Proctyl 50mg/g + 10mg/g pomada bisnaga com 30g + 10 aplicadores.

Portanto, se você notar qualquer alteração no ânus, evite o peso, pois o esforço físico pode causar dor, externalização da hemorroida e até sangramento.

O plicoma pode se originar de uma inflamação em que a pele se expandiu e, mesmo depois de tratada, a pele não volta ao normal. Ela continua saliente e flácida, diferentemente da consistência natural, que é lisa e elástica.

Cirurgia do plicoma anal e plástica anal
O procedimento é indicado quando o paciente se sente incomodado com a protuberância e excesso de pele anal, o motivo pode ser estético, coceira anal crônica, sensação de resíduos fecais após evacuação mesmo após adequada higiene anal e sensação de inchaço anal aos esforços.

A recuperação do paciente após a Cirurgia Plicoma geralmente é de 2 a 3 dias, os cuidados no pós-operatório com compressas de gelo nos primeiros 2 dias e depois banhos de assento com água morna, ajudam no controle do inchaço.

Nos primeiros dias pode sair um pouco de secreção e a gaze deverá ser trocada para manter a região limpa e seca. A higiene é muito importante e deve ser feita com cuidado. Lave a região com água morna, geralmente não é necessário o uso de sabonete.

Quem tem plicoma anal pode fazer depilação a laser ? Sim.

Mas, como fazer banho de assento para hemorroida? Ele é feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais. Ainda é possível misturar um pouco de sal à água. Sim, banho de assento com sal grosso também é bom, mas cuidado com a quantidade de sal.

Como o médico trata o plicoma anal? O tratamento nem sempre é necessário, mas caso o plicoma seja muito grande e incomodativo, pode ser necessário remover o excesso de pele através de laser, cirurgia ou crioterapia . A cirurgia para retirada do plicoma é simples e, na maioria das vezes, realizada com anestesia local.

Excisão de plicoma TUSS
O procedimento Excisão de plicoma faz parte da tabela Terminologia de procedimentos e eventos em saúde da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS). Esse procedimento é utilizado no faturamento de convênios que suportam o padrão Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS).

Faça compressas de gelo. Elas ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada. A maioria das hemorroidas são externas e forçá-la só vai machucá-la e deixá-la mais dolorida. Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar.

O Sabonete Íntimo Proctoderm foi desenvolvido especialmente para a higienização e cuidado da região anal. Ele é indicado para pessoas diagnosticadas com hemorroida e fissuras anais, pois ajuda a manter a higiene da região sensibilizada para auxiliar no processo de recuperação.