O que causa o tártaro nos dentes?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O que causa? A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.

Entretanto, a verdade é que a formação de #tártaro não é algo normal e existe, sim, a possibilidade de prevenir a sua formação. Bom, antes de falarmos da #prevenção, vamos entender o que é e como se forma o #tártaro.

O açúcar é a principal fonte de energia dos microrganismo contidos na placa bacteriana (biofilme). Por isso, uma dieta rica em refrigerantes, biscoitos, pães e tudo o que contenha carboidratos e açúcares, pode facilitar o aparecimento de tártaro.

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

Geralmente, explica o cirurgião dentista e diretor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela, uma maior quantidade de tártaro se forma, em média, no período de tempo de quatro a seis meses.

A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista. A primeira fase da 'raspagem' remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.

Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave. Além disso, o tártaro nos dentes pode afetar a aparência de seu sorriso, já que deixa uma camada amarelada visível mesmo após a escovação.

É preocupante porque atinge os tecidos que mantêm os dentes presos na boca. Com o tempo, ocorre uma perda deles, que acabam ficando fracos e não conseguem mais segurar a dentição. Com isso, os dentes podem até mesmo cair.

Ao contrário da placa bacteriana, que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival.

O bicarbonato de sódio não serve para clarear os dentes, como é conhecido popularmente. Na verdade, trata-se de um produto abrasivo, responsável por desgastar uma região por meio da raspagem. Ou seja, a função é similar a um esfoliante, que muitas pessoas usam na pele.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.

A limpeza é mais complexa e é feita em várias etapas, sendo a raspagem uma delas. Já a raspagem é a remoção de cálculo dental (tártaro) e é, também, uma das etapas da limpeza”, orienta a cirurgiã-dentista.

Existem dois tipos de tártaro, que variam conforme sua localização:

  • o supragengival fica por cima, na parte visível dos dentes, acima da borda das gengivas. Tem consistência dura e áspera. ...
  • já o subgengival não é visível a olho nu, porque se localiza abaixo da borda das gengivas.

Boa leitura!

  1. Invista no bicarbonato de sódio. Esse é o método caseiro mais conhecido. ...
  2. Use óleo de coco. Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. ...
  3. Utilize morangos. ...
  4. Faça um creme dental caseiro. ...
  5. Utilize a casca de laranja.

Tente não comer por algumas horas
Você vai precisar conter pelo menos por algumas horas. O dentista atenta que a alimentação, de uma forma geral, precisa ser evitada após a profilaxia, principalmente os alimentos mais pegajosos e ricos em carboidratos, como balas, hambúrguer e refrigerante.