O que causa o sentimento de posse?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Os gatilhos possessivos também podem advir, por exemplo, de solidão e abandono quando se é criança, falta de encorajamento, sentimento de perda, com a chegada de um irmão mais novo, discriminação sofrida em escola ou grupo de amigos.

Quando começar a perceber que o sentimento de posse está chegando, respire bem fundo e se acalme. Não deixe que essa emoção te domine, pois, neste momento, ela é seu inimigo número um. Uma dica é sair do ambiente para poder controlar as suas emoções.

O que é o sentimento de posse? Se você quer controlar tudo o que o outro faz e, se depender do seu desejo, a pessoa corta relações até com familiares e amigos, você pode ter desenvolvido um sentimento de posse.

O que é Possessivo:
Possessivo tem origem no latim possessivus, e é o que tem sentimento ou desejo de posse por alguém ou alguma coisa.

Um marido controlador faz você se sentir inferior às demais pessoas. Com frequência ele tem algo a dizer sobre você, seja sobre seu peso, sua roupa ou até mesmo sua personalidade. Não importa o quanto você tente mudar para agradá-lo (ou apaziguar as críticas que geram tanto sofrimento).

O que é um relacionamento possessivo? Relacionamento possessivo é aquele no qual um parceiro exerce controle sobre o outro, tratando-o como propriedade. Nesse tipo de relacionamento, um dos parceiros pode se sentir no direito de tomar decisões pelo outro ou limitar sua liberdade e independência.

Trocando em miúdos, o amor estaria próximo, de mãos dadas, com o bem estar da vida, a construtividade e o altruísmo. A posse é diferente. Trata-se do sentimento de manter o outro ou a causa para si, mais em função da satisfação própria no desejo de poder, custe o que custar.

Outro passo fundamental é pedir desculpas à pessoa, ou às pessoas, que sofreram ou sofrem com o seu comportamento possessivo. Pedir desculpas é uma prova de que você está dando um passo adiante, de que está saindo de uma situação para outra. Um sinal de avanço, evolução, e que deve ser realizado.

Dentre os efeitos da posse, destacam-se: a) percepção de frutos; b) indenização e retenção por benfeitorias; c) indenização por prejuízos sofridos; d) defesa da posse (interditos possessórios); e) usucapião.

Segundo esta teoria, a posse é uma relação que compõe a estrutura do Estado, logo, sua concretização depende do respeito a programas por ele estabelecidos. É o caso, por exemplo, da função social da posse de propriedade rural (art. 186 do CF/88). Caso a parte não cumpra sua parte, o Estado pode retirar a posse.

Como lidar com o ciúmes possessivo na prática?

  1. Racionalize seus medos. Procure racionalizar seus medos e ponderar: até que ponto eles têm fundamento? ...
  2. Fala sobre como você se sente. ...
  3. Revise seus conceitos sobre confiança. ...
  4. Desenvolva seu amor-próprio.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

Denomina-se posse ao facto de possuir algo. Quem tem a posse de um objecto, possui ou controla o mesmo, por assim dizer.

Em geral o que está por trás desse tipo de comportamento manipulador é a deficiência que a pessoa possui em não encontrar atenção para si, motivada pela baixa autoestima e insegurança. A maioria das pessoas controladoras possuem as características acima citadas e costumam detectar os pontos fracos das vítimas.

Peça ajuda de amigos e familiares
Seus amigos e familiares são os melhores aliados nesta situação. Pergunte se pode passar um tempo na casa de alguém de confiança, se necessário, ou peça ajuda para encontrar as palavras certas para terminar a relação. Conte com a ajuda deles também após o término.