O que causa o rugido do leão?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

O rugido do leão é tão poderoso que pode ser ouvido a 8 km de distância. Esse som pode ter vários sentidos: comunicação, demarcação de território e busca, e competição por cópulas.

A função do leão (cujo nome científico é Panthera leo) é proteger seu grupo, deixando de lado o trabalho de correr atrás de comida. A responsabilidade de caçar fica a cargo das leoas, que buscam pelas carnes de espécies como zebras, antílopes, búfalos e javalis.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

10 – O Leão
É claro que o rei da selva não poderia ficar de fora. O rugido de um leão pode ser chegar a 114 decibéis. Assim, ele marca o seu território e manda pra longe os machos rivais.

Os leões apresentam uma alimentação bastante variada, consumindo desde roedores a grandes ungulados. Eles podem alimentar-se também da carcaça de presas caçadas por outros animais. No entanto, a preferência são ungulados de médio a grande porte, como zebras e gnus.

O motivo? Bom, eles consideram a humanidade uma ameaça, apesar de nosso tamanho desproporcional. O fato é que leões não se importam muito com humanos, mesmo em safáris, e já se acostumaram como a presença deles, seja de carro ou à pé.

Não existem animais que comem o leão, pois ele está no topo da cadeia alimentar, o que faz que o leão seja considerado um predador alfa.

Então, se um macho está cansado e não aguenta mais, ela morde seus testículos, exigindo continuar se acasalando”, assinala a legenda de uma das publicações, que circula ao menos desde 25 de julho de 2020 no Facebook (1, 2, 3).

Você sabia? Que o leão ao sair para caçar, falha de 7 a 10 vezes antes de conseguir capturar a presa? 85% da sua vida é Fracasso.

1 – Liderança sempre feminina. Embora os machos imponham respeito pelo porte, quem lidera o grupo sempre é a leoa. Ainda que sejam menores fisicamente, as fêmeas ocupam o posto de destaque, guiando os outros e sendo referência para os mais novos.

No confronto um a um o tigre leva vantagem, mas quando a disputa é maior os resultados se invertem. A conclusão é de que no embate um contra um, o tigre vence. Na natureza, é possível que o leão dê mais trabalho para o felino.

Um ratel (Mellivora capensis), também comumente conhecido como texugo-do-mel, lutou valentemente pela sua vida enquanto uma mãe leopardo e seus dois filhotes muito maiores do que o pequeno animal se revezam tentando dominá-lo.

Na verdade, a carne das hienas não é muito nutritiva; então, se um leão matar uma delas, ele não ganha muito comendo-a, visto que a carne de hiena não tem muito a oferecer. Porque sua carne é impura, com toxinas e vetores de doenças.

O Leão também pode ser o símbolo das forças divinas. Com efeito na iconografia medieval a cabeça e a parte anterior do Leão simbolizam a natureza divina de Cristo. Pelo contrário a parte posterior, que contrasta pela sua relativa fraqueza, simboliza a natureza humana.

A ira do rei é como o rugido de um leão enfurecido, entretanto sua bondade é como o orvalho que desce suave sobre a relva. O rugido deles é como o do leão; rugem como leões jovens e ferozes; rosnam enquanto se apoderam da presa e a desmantelam e não há quem consiga livrá-la deles.

Seu significado, que é literalmente "leão de Deus" ou "leão do Senhor", decorre da junção dos elementos Ari, que significa "leão", e El, que significa "Senhor" ou "Deus". Por extensão, para o gênero feminino, o nome passou a ter o sentido de "leoa de Deus" ou "leoa do Senhor".

Pesquisadores da Universidade de Newcastle mapearam os sons considerados os mais desagradáveis para o ouvido humano, segundo um estudo feito com voluntários submetidos a 74 sons diferentes. Eles descobriram que o som de uma faca arranhando uma garrafa de vidro é considerado o mais insuportável de todos.