O que causa o rompimento do colo do útero?

Perguntado por: hrodrigues . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quais são as causas da ruptura uterina? A ruptura uterina ocorre devido a um aumento de pressão no interior do útero , seja pelas contrações uterinas durante o trabalho do parto (o mais comum) seja pelo crescimento do próprio feto , durante a gestação.

A identificação rápida e precisa dos sinais de iminência de rotura são a principal forma de prevenção dessa complicação. Nesse caso, está indicado o uso de uterolíticos para interromper o trabalho de parto e conter a distensão do órgão, devendo ser realizada cesariana logo em seguida.

é possivel engravidar depois da rotura uterina ? ou depois de interromper uma gravidez ? Sim, se em ambas as situações o tratamento for adequado, poderá a retornar uma gravidez.

Entretanto, em algumas situações, a ferida no colo do útero pode estar acompanhada pelos seguintes sinais:

  1. Cólicas;
  2. Coceira;
  3. Dor ou ardência ao urinar.
  4. Corrimento vaginal amarelado, branco ou verde;
  5. Desconforto na região pélvica;
  6. Sangramento após a relação sexual.

Alergias a produtos de preservativos ou tampões; Candidíase recorrente ou não tratada; Infecções sexualmente transmissíveis, como HPV, clamídia, sífilis, gonorreia e herpes.

O diagnóstico é feito baseado em uma associação de sinais bem comuns da rotura uterina. O tratamento sempre é cirúrgico, mas varia de acordo com a classificação da emergência. A prevenção é realizada por meio da atenção obstétrica cuidadosa e com implementação das boas práticas de assistência ao parto.

Sofrimento fetal se refere a sinais antes e durante o parto indicando que o feto não está bem. O sofrimento fetal é uma complicação pouco comum do trabalho de parto. Geralmente ocorre quando o feto não recebe oxigênio suficiente.

Embora não haja pesquisas suficientes para determinar um limite exato para a repetição de cesarianas em uma mesma mulher, a maioria das mulheres pode seguramente ter até três partos cesáreos. Cada cesárea geralmente é mais complicada que a anterior.

Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

A maior parte dos ginecologistas recomenda — como referência e se possível — que a mulher só volte a engravidar um ano após a cesariana. Esse período de tempo, porém, é apenas uma recomendação aproximada. Depois de uma cesariana realizada de modo correto, o corte encontra-se completamente cicatrizado após três meses.

Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

No entanto, a cesárea é em geral mais arriscada e pode trazer prejuízos para a mãe e o bebê.

Daí a necessidade de estarem preparados para abordar tal quadro. A hemorragia pós-parto pode ser definida como a perda sanguínea maior que 500 ml no pós-parto vaginal ou maior que 1000 ml na cesariana.

Normalmente se cauteriza o colo uterino com agentes químicos (ácidos, gel, pomadas, óvulos) para remover as células que estão inflamadas e permitir o crescimento de células novas e sadias. Tratamento físico das feridas pode ser realizado com bisturi quente (eletro cauterização) e frio (crio cauterização) e a laser.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

A doença inflamatória pélvica ou infecções que causam endometrite podem causar sangramento vaginal anormal. Erosões cervicais, pólipos e cervicite podem ocasionar sangramento do colo do útero. Infecções vaginais, trauma e corpos estranhos também podem acarretar sangramento anormal.

Logo depois do exame, é comum sentir cólicas leves, dor e apresentar algum sangramento. Para a correta cicatrização do colo uterino é fundamental evitar relações sexuais por 7 a 10 dias.

O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%. Portanto, toda a paciente com resultado HSIL no Papanicolau precisa ser investigada com colposcopia e biópsia.