O que causa o pulgão das plantas?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os pulgões gostam de ambientes quentes e com pouca umidade. Sendo assim, é essencial molhar as plantas de acordo com a frequência indicada para cada espécie. Outra forma de prevenir esse problema é adubando os cultivos. Isso deve ser feito uma vez por mês.

Outra dica importante para eliminar os pulgões em plantas de forma simples é fazer uma mistura utilizando 4 dentes de alho, 1 cebola cortada e 500 ml de água. Bata esses ingredientes em um liquidificador, use um coador para obter o conteúdo líquido e um borrifador para pulverizar as plantas.

Os pulgões causam declínio rápido da planta, seca dos galhos a partir das extremidades e folhas amareladas. As radicelas apodrecem, folhas e frutos ficam menores e surgem sintomas de deficiência nutricional.

Para isso, é necessário um pedaço de algodão embebido em uma mistura de água, vinagre ou álcool em partes iguais. Após molhar o algodão nessa solução, passe-o nas folhas e nos caules das plantas para eliminar essas pragas. O ideal é que essa operação seja feita semanalmente.

Inseticida caseiro para pulgão
Um dos melhores inseticidas caseiros para combater pragas é a mistura entre alho, cebola e água. Primeiro, você deve espremer o alho e a cebola e depois misturá-los na água. Em seguida, precisa peneirar a mistura e colocá-la em um borrifador.

O ciclo de vida dos pulgões é bastante rápido, com duração média 15 dias, em temperaturas em torno de 25-27ºC.

Um método bastante simples e famoso de como acabar com cochonilha nas plantas é utilizar algodão embebido em álcool 70%. Basta remover manualmente os insetos enquanto limpa o vegetal com o algodão. Faça movimentos delicados e seja cuidadoso na hora do descarte para não espalhar a praga removida.

joaninha

A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.

O controle biológico também pode ser feito com receitas caseiras. Uma delas, para locais com poucas plantas atacadas, é passar chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool ou vinagre. Ela deve ser passada na parte das folhas onde ocorre a infestação, de forma semanal.

Um exemplo são as joaninhas, que se alimentam dos pulgões. Há também algumas plantas que ajudam a espantar as pragas das plantas vizinhas, como hortelã, alecrim, alho, arruda, calêndula, camomila, capuchinha, cravo, confrei, gerânio, girassol, malva, menta, sálvia, salsa, trevo e tomilho.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

Ele pode prejudicar as culturas do trigo, aveia, centeio, cevada e triticale. No trigo, este pulgão é considerado um dos principais problemas. Ele pode diminuir o número de espigas e de grãos por espiga, além de poder causar fumagina.

Os pulgões ocorrem principalmente na fase de florescimento, ficam concentrados nas pontas das hastes tenras da planta, logo abaixo das umbelas, provocando dano direto pela sucção contínua da seiva.

O controle mecânico para matar pulgões e também cochonilhas, pode ser feita a eliminação manualmente com ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente.

O que é pulgão branco? Pulgão branco é um inseto que ataca os ramos e galhos de plantas, frutos e produtos ornamentais.

Eles não causam mal diretamente ao consumidor, mas podem ser vetores de bactérias ou fungos.