O que causa o padrão de beleza?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Um padrão de beleza é um conjunto de normas estéticas que formatam o corpo de um indivíduo, de acordo com processos culturais localizados em um determinado espaço e tempo histórico. É uma construção social, ou seja, não é algo que sempre existiu na natureza, não é universal nem imutável.

E na maioria das vezes, as pessoas precisam se sentir pertencentes a um grupo, a uma comunidade e acabam embarcando nessa para se sentirem aceitos. E as consequências para as pessoas sustentarem um padrão são terríveis: as pessoas desenvolvem baixa autoestima, sofrem, pode gerar depressão e até suicídio.

A sociedade determina e impõe um padrão de beleza que, inconscientemente, é incorporado. (Souto, Ferro-Bucher, 2002). Na constante busca por esse ideal de beleza e corpo perfeito surge, atualmente, uma obsessão para o controle e modelagem do corpo, além da preocupação e o medo da obesidade (Souto, Ferro-Bucher 2002).

Não se sabe se o impacto é duradouro ou momentâneo, mas como já visto diversas vezes nesse canal, existe uma correlação grande entre o padrão de beleza muito magro e o desenvolvimento de depressão, anorexia e bulimia nervosa, principalmente em adolescentes de 15 a 19 anos.

apenas superficialmente, mas a percepção da ausência de beleza pode levar a danos sociais. tendência. Em comparação com os homens, as mulheres podem sofrer mais com ansiedade social, preconceito, e a desigualdade com base em sua aparência.

Portanto, destaca-se que os padrões de beleza construídos socialmente, têm influenciado as pessoas por uma busca excessiva em se igualar ao modelo corporal idealizado, e assim, acaba por influir em determinadas patologias, como a depressão, bulimia, ansiedade social, transtorno dismórfico corporal, entre outras.

É possível viver fora dos padrões de beleza
Existem 7 bilhões de corpos no mundo fora dos padrões de beleza. Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

A procura pelo corpo perfeito se torna prejudicial no momento em que a pessoa coloca em risco a sua saúde e o seu bem-estar. Não existe nenhum problema em fazer dietas e atividades físicas, ou até mesmo plásticas, com o objetivo de melhorar a aparência, ou mudar algo que não lhe agrade.

O padrão de corpo, bastante divulgado na sociedade atual, consiste em mulheres jovens, magras, e com o corp. O corpo ficou banalizado. A mídia impõem o corpo ideal para toda a sociedade utilizando de inúmeras propagandas, com pessoas famosas e bem sucedidas relacionando muitas vezes o sucesso delas com o seu corpo.

Cabelos lisos, nariz afilado e pele bronzeada — porém branca. Magra, com a cintura fina, os seios fartos e o quadril largo. Com poucas variações, essa é a representação da mulher brasileira na mídia — e assim somos cobradas para ser.

A mídia impõe padrões a serem seguidos, como se a vida, bem estar e sucesso das pessoas dependessem apenas disso. É importante que se tenha uma preocupação com o corpo, com a saúde dele, mas há de se alertar e se preocupar aos excessos disso. Os meios midiáticos vêm criando modelos ideais a serem seguidos.

Um padrão de comportamento é um conjunto de práticas, ações e atitudes que são repetidos e formam um conjunto de regras que indicam como algo deve ser feito. Estes padrões são geralmente estabelecidos e acompanhados por um grupo de indivíduos, organizações ou culturas.

Pesquisa aponta que 84% dos brasileiros se preocupam com padrões de beleza. Outros 4% afirmam se considerar belos.

Pessoa que se enquadra nos "padrões" estabelecidos pela sociedade.