O que causa o mau cheiro de fossa?

Perguntado por: rreis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Por si só a fossa já abriga dejetos que apresentam odores mais pesados, o que acontece é esse odor pode voltar pelo encanamento para o banheiro, ralo da pia ou mesmo da lavanderia e se espalhar pela casa.

Caso o nível de água no ralo do banheiro esteja muito baixo, despeje mais um pouco de água com um pouco de CIF Banheiros e instale um anti espuma para evitar a sucção completa da água, essa é uma das causas mais comuns do porque volta cheiro de esgoto no banheiro, por isso, fique sempre atento.

Causas do mau odor
Diversos gases gerados a partir do esgoto são responsáveis por nossa percepção dos maus odores, dentre eles: sulfeto de hidrogênio (H2S), mercaptanas, ácidos orgânicos voláteis, aldeídos, álcoois, fenóis, amônia e aminas.

Então, agora que sabemos as diferentes maneiras pelas quais uma fossa séptica pode estar cheia, podemos nos aprofundar nos sinais de alerta que você precisa procurar.

  1. Poças de água. ...
  2. Escoamento lento de água. ...
  3. Odores fortes. ...
  4. Retorno de esgoto. ...
  5. Barulho de água borbulhando.

Qual o papel da cal na limpeza da fossa
Deve-se jogar cal na fossa séptica porque ela colabora com a limpeza da sujeira dissolvendo e eliminando o que estiver dentro da fossa séptica.

O Fossatrat ajuda a eliminar o odor desagradável que uma fossa com problemas libera no ambiente. Esse biodigestor atua de modo a melhorar a permeabilidade das paredes da sua fossa séptica, o que facilita que a água infiltre no solo, ajudando a evitar transtornos com transbordamentos constantes.

Como é feita a limpeza de fossa séptica? Isso é um processo que deve ser feito por um profissional especializado. O profissional utilizará um caminhão limpa-fossa, que é equipado com uma mangueira de alta pressão. A mangueira é inserida no primeiro compartimento da fossa séptica, e a sucção começa.

Os sifões, por exemplo, são imprescindíveis na saída de tubos por onde escoa o esgoto. Devido seu formato em “S”, um pouco de água permanece acumulada em seu interior, impedindo que os fortes odores de gases retornem através dos ralos do banheiro ou cozinha.

O sal no ralo do banheiro é de grande ajuda na hora de desentupir o ralo, principalmente para quem não tem um desentupidor para ajudar nessa tarefa. O uso do sal combinado com o vinagre consegue promover uma ação abrasiva, que consegue desentupir diversos tipos de ralo, inclusive o do banheiro.

Um dos casos mais comuns na formação de mau cheiro no banheiro é o acúmulo de matéria orgânica dentro do encanamento. Espuma de xampu e sabonete, cabelo, enxágue de pasta de dente com saliva e outras substâncias podem obstruir a drenagem de pias e chuveiros e ir causando odor desagradável.

Derrame água quente
Derramar água quente diretamente no ralo pode ajudar a desobstruir os canos ou drenos parcialmente entupidos do esgoto. Geralmente, essa solução resolve a maioria dos tipos de entupimentos. O tempo recomendado para a água quente é de, aproximadamente, 5 a 10 minutos.

Por exemplo, se o cheiro do esgoto tem origem no vaso sanitário, uma alternativa é verificar o anel de vedação do vaso. Se ele não estiver vedando o vaso, gases produzidos pela rede de esgoto escapam da peça e se alastram por todo o local.

Fatores como condições meteorológicas podem intensificar os odores, assim como a velocidade e direção do vento, o que pode determinar o grau de alcance do mesmo. Os odores normalmente pioram quando as temperaturas estão elevadas.

Como regra geral, você precisa bombear sua fossa a cada três a cinco anos. A higienização precisará ser realizada por um profissional certificado que terá meios legais de eliminação de resíduos.

O preço costuma ser relativo à cada região, determinado pela oferta e pela demanda dos serviços, mas a maneira mais comum de cobrança do serviço é baseado em um preço fixo por metro cúbico (m3) ou pacotes por tipo e tamanho médio de fossa. Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .