O que causa o inchaço no corpo?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O inchaço é causado por excesso de líquidos nos tecidos. Esse líquido é predominantemente composto por água. O inchaço pode se espalhar ou ficar restrito a um membro ou parte de um membro. O inchaço geralmente ocorre nos pés ou parte inferior das pernas.

Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.

“Muitas são as causas de retenção hídrica, como problemas hormonais relacionados à tireoide, problemas em órgãos como rim e coração, problemas relacionados ao tipo de alimentação…”, explica a endocrinologista. E ainda completa “outra causa muito frequente é a retenção hídrica que acontece durante a fase pré-menstrual”.

Bem Estar | Inchaço constante deve ser investigado por um angiologista ou um cirurgião vascular | Globoplay.

A retenção hídrica é comum, especialmente nas mulheres, e pode ser facilmente identificada. Causada por consumo excessivo de sal e alimentos embutidos, sedentarismo, problemas cardíacos, renais, hepáticos ou alterações hormonais, a retenção de líquido pode gerar um leve incômodo ou impasses sérios.

Sete maneiras fáceis e garantidas de desinchar em apenas 24 horas

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Quando a quantidade de albumina no sangue fica diminuída, as veias e artérias não conseguem mais segurar o líquido em seu interior e ele acaba extravasando para o espaço subcutâneo.

O principal sinal da retenção de líquidos é o inchaço no corpo, que pode acontecer principalmente nos braços, nas pernas e no abdômen. Esse edema pode aumentar e diminuir, sendo facilmente notado pelas pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, isso ocorre sobretudo pela ingestão de alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, temperos prontos, biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote. Beber pouca água e consumir álcool também contribuem para o quadro.

O suco verde serve mais como uma ótima fonte de nutrientes que ajudam a regular as funções básicas do organismo. Ele melhora o funcionamento do intestino, diminui a fadiga e como maior benefício para as mulheres, reduz a retenção de líquido melhorando o inchaço e a celulite.

De acordo com Clarissa o tempo para “desinchar” varia conforme cada organismo. “Mas de uma a duas semanas, com todos os cuidados necessários, certamente dá para observar diferença. Precisamos ajudar o nosso organismo a funcionar bem através de uma alimentação saudável, além de nos hidratarmos adequadamente.”

É importante consultar um clínico geral sempre que o inchaço nas pernas não melhora de um dia para o outro ou provoca dor muito forte, uma vez que pode ser sinal de algum problema de saúde que deve ser tratado adequadamente.

Fique atento se, além do inchaço ou edema, tiver os seguintes sintomas:

  1. Maior sensibilidade dos membros, pele mais sensível ao toque;
  2. Pele mais brilhante;
  3. Sensação de dor ao ter os membros apalpados pelo especialista;
  4. Sensação de ? cansaço? nos membros, especialmente nas pernas.

Alimentação para evitar a retenção de líquidos
A nutricionista afirma que beber água é fundamental (2 litros por dia), pois a desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema. Por isso, quanto mais água você ingerir, mais toxinas irá eliminar pela urina.

O sangue que não circula normalmente fica aprisionado nas pernas, causando inchaço. Outras causas de inchaço nas pernas são problemas nos rins, problemas no fígado, doenças do coração, medicações, problemas nos hormônios entre outros. Para saber qual a causa do inchaço, é necessário uma consulta médica.

5 chás que ajudam a desinchar

  • Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de cavalinha. ...
  • Chá de casca de abacaxi.

Chá de Erva Doce ou Funcho:
Tem propriedades que aumentam a produção de urina e, assim, ajudam a combater a retenção de líquidos.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Quando há inflamação, há resistência para oxidação (queima) de gordura, também ocorre menor oxigenação para os tecidos, o que também dificulta o emagrecimento.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;