O que causa o glaucoma nos olhos?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4 / 5 16 votos

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Não, o glaucoma possui tratamento. Não é possível reverter os danos do glaucoma e melhorar a visão após a cirurgia, o objetivo é frear a doença e preservar a visão que o paciente possui.

A visão de quem tem glaucoma varia de acordo com o tipo de glaucoma e com seu estágio. Uma pessoa com glaucoma de ângulo aberto inicialmente tem a visão normal, já aquela com glaucoma avançado pode ser completamente cega. O sintoma mais comum, entretanto, é a perda do campo visual.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

Mito. Não é uma doença contagiosa, portanto ele ocorre de forma diferente entre cada olho. Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

O aumento da pressão está diretamente ligado ao líquido aquoso dos olhos. Esse líquido, feito de água e sais, é responsável por manter a temperatura interna da região. Posteriormente, ele é eliminado naturalmente entre a córnea e a íris.

O glaucoma é uma doença ocular séria, que se não for bem tratada, pode acarretar na perda total da visão. Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa.

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

Pode ficar tranquilo. Assistir TV durante muito tempo, uso intenso do computador ou ler durante um longo período são atividades que não causam aumento da pressão intraocular.

De modo geral, a doença causa cegueira progressivamente a partir da visão periférica podendo levar de 10 a 20 anos ou até mesmo antes quando associada com outras doenças.

Inclua frutas, vegetais e peixe na dieta
Mas, também há outros alimentos recomendados para as pessoas que sofrem com a doença, como peixes, ovos, frutas cítricas e vermelhas, cenoura e outros alimentos de cor laranja.

Glaucoma de ângulo fechado
É a variante mais agressiva da doença, sendo considerado um caso de emergência. Pacientes com glaucoma de ângulo fechado podem ficar cegos em questões de horas, já que o problema resulta de uma má formação anatômica que pode abruptamente bloquear o trabeculado.

Para que haja a concessão de aposentadoria por invalidez por glaucoma ou catarata, deve haver, além da incapacidade total, a incapacidade permanente, ou seja: irreversível! Diferente do auxílio-doença, onde é concedido o benefício até o momento em que o segurado se encontre apto a retornar ao trabalho.

Dormir com a cabeça elevada pode reduzir a pressão intraocular durante a noite e diminuir o risco de problemas de visão relacionados ao glaucoma”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, essas frutas são fundamentais na prevenção de degeneração macular, da catarata e da progressão de doenças, como o glaucoma. Laranja, acerola, morango, limão, abacaxi e maracujá são bons exemplos de frutas cítricas para serem adicionados à dieta.

Sim... o glaucoma não piora com exposição solar.

Independente de ela ter diagnóstico de glaucoma, não costumamos recomendar mais do que 1 h em qualquer tipo de equipamento eletrônico (ou celular ou tablet ou outro) por poder contribuir para o surgimento de outros problemas oculares.

Nao há contra indicações alimentares no glaucoma.