O que causa o fim do casamento?

Perguntado por: lmatiass . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Falta de comunicação e de investimento na relação lideram os desentendimentos que levam ao término, apontam psicóloga de casais e advogada de família. Os motivos que fazem as pessoas quererem ficar juntas são bem conhecidos - o amor, a vontade de estar perto, o sonho de um futuro em comum.

Desse modo, sem a abertura para ele, não há muito o que esperar do relacionamento além da incompatibilidade entre vocês. Assim, quando o casamento chega ao ponto no qual você e sua esposa não conseguem conversar sobre absolutamente nada sem discutir, significa que já está na hora de pedir o divórcio.

É muito mais comum, do que vocês imaginam, pacientes com medo do sofrimento do divórcio, e crença de que tudo se acabou, que nunca mais terão um parceiro (a). Preferem viver infelizes em seus casamentos, até muitas vezes suportando infidelidades e também sendo infiéis, mas não conseguem pensar em separação.

Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, "e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos.

Relação duradoura sem desgaste não existe. A vida a dois exige imaginação e renovação diária. Aqui, você confere os principais motivos que atrapalham o casamento.

  1. Objetivos de vida diferentes. ...
  2. Falta de desejo sexual. ...
  3. Divergências de ideias na educação dos filhos. ...
  4. Problemas financeiros. ...
  5. Falta de admiração mútua. ...
  6. Infidelidade.

Mudanças nos valores, o estresse, enfim há uma infinidade de causas para brigas no casal. Existem vários motivos que podem levar à brigas ou ao termino de um relacionamento: mudança de prioridades, falta de comunicação, pouco companheirismo, não compartilhamento dos problemas, e pouca afetividade na relação.

De acordo com um levantamento feito pelo advogado Luiz Kignel, o motivo que mais leva os homens a pedir o divórcio é descobrir que a parceira tem um relacionamento extraconjugal. Já para as mulheres, o motivo que as levam a pedir o divórcio são os problemas no relacionamento, como desgaste da vida a dois.

Antes de decidir se divorciar definitivamente, é necessário refletir profundamente sobre os motivos que têm te levado a pensar em optar por ele. Em primeiro lugar, entenda que todo casal tem desentendimentos – mais graves ou menos graves -, independentemente de nível social ou de quanto tempo a relação possui.

Mesmo assim, a pergunta que fica é: por que as separações são sempre tão difíceis? Uma das possíveis respostas é porque a sensação de estar separado não é confortável nem para quem é deixado e nem para quem decide terminar.

Fique de olho em tudo que ele diz.
As coisas que fala podem indicar que ele a está traindo. Algumas coisas a se observar: Se a elogiava o tempo inteiro e não faz mais isso, ele pode estar pensando em outra pessoa. Se era quieto e na dele, mas agora a elogia toda hora, ele pode estar tentando compensando a traição.

Um marido que não te ama será infiel, isso acontece muito. Por isso, vale a pena ocupar-se com outras coisas. Foque em você mesma e não no seu relacionamento. Ele pode não ter mais futuro, mas você ainda tem uma vida inteira pela frente, mesmo que decida seguir sozinha.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

Isto pode ser complicado, por isso, trazemos sete dicas que podem ajudá-lo durante esse processo de reflexão e autoconhecimento.

  1. 1 1. Afaste-se das redes sociais.
  2. 2 2. Mude o visual.
  3. 3 3. Mantenha-se ocupado.
  4. 4 4. Conheça novas pessoas.
  5. 5 5. Dê tempo aos sentimentos.
  6. 6 6. Desabafe sobre o que aconteceu.
  7. 7 7.

6 sinais de que o relacionamento acabou

  1. Falta de expectativas no casal. ...
  2. Você não tem paciência com seu(sua) companheiro(a) ...
  3. Muitos momentos de silêncio incômodo em seus encontros. ...
  4. Vocês discutem muito. ...
  5. Existe uma falta de interesse. ...
  6. Falta de apetite sexual. ...
  7. Você pensa que ficaria melhor sozinho(a)

Não desista do seu casamento num primeiro momento procure olhar para você mesmo o que você pode estar fazendo de errado ao invés de terceirizar as culpas. Normalmente só queremos culpar o nosso cônjuge e não vemos o quão errado estamos. Procure mudanças em você mesmo assim você influência a mudança no outro.

Possíveis causas da repulsa pelo marido
Ter caído na monotonia. Isto geralmente ocorre com casais que possuem muito tempo de relação e/ou que vivem juntos, e se veem presos na mesma rotina, que leva ao aborrecimento. Ter idealizado demais a outra pessoa.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

  1. Mais diálogo. Sem diálogo, não há casamento. ...
  2. Escolham uma noite da semana para ser só de vocês. ...
  3. Mas escolham ter noites especiais em família também. ...
  4. Façam refeições juntos. ...
  5. Atividades recreativas saudáveis. ...
  6. Resolvam rapidamente os desentendimentos. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Tenham momentos de nostalgia.