O que causa o entupimento da uretra?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Existem várias situações que podem conduzir à estenose de uretra, principalmente trauma, infecções, diminuição da irrigação sanguínea e congênitas (nascer com o problema).

Em alguns casos, pode utilizar-se a chamada Dilatação Uretral, em que são inseridos instrumentos (“dilatadores”)neste canal, cada vez mais largos, alargando-o. É cada vez menos utilizada. Pode ainda ser utilizado um balão de dilatação da uretra.

De modo geral, o tratamento para a obstrução ureteral consiste na remoção de eventuais bloqueios que estejam impedindo a passagem da urina entre os rins e a bexiga. No entanto, em alguns casos é possível que sejam realizadas intervenções a fim de contornar tal bloqueio para minimizar os danos ao órgão.

Esse estreitamento é resultado de fibrose ou uma cicatrização em algum segmento da uretra, o que impede o adequado fluxo urinário. Esse estreitamento é muito mais comum nos homens, que tem a uretra mais longa.

Dilatação Uretral: Consiste na dilatação do canal uretral com sondas progressivamente mais calibrosas. Pode ser realizada no próprio consultório. Além disso, está mais indicada para estenoses (estreitamentos) menores de 1 cm de comprimento, mas que não sejam complexas.

Bloqueadores alfa-adrenérgicos:

  • Alfuzosina.
  • Doxazosina.
  • Prazosina.
  • Silodosina.
  • Tansulosina.
  • Terazosina.

Segundo o Dr. Wagner França, de modo geral, os sinais e sintomas mais comuns que podem indicar lesões na uretra são: “esforço para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, jato fraco de urina, ardência para urinar e até sangramento uretral.

Cystex® é indicado como antisséptico das vias urinárias, em infecções do trato urinário agudas e para prevenir a formação de pedras de oxalato. Também é indicado nos casos de uretrites, pielonefrites, cistites e pielites.

Há desde tratamento clínico com medicação, passando por modalidades menos invasivas como a litotripsia extracorpórea, laserterapia e cirurgia percutânea, até a cirurgia convencional aberta para casos extremos. Uma vez descoberto o cálculo renal, é indispensável uma avaliação clínica pelo urologista.

O ideal é que se passe um quadradinho de papel higiênico na abertura do pênis, para enxugar restos de xixi, antes de colocar de novo a cueca. — É muito importante sempre lavar o resíduo de urina, principalmente aquele pinguinho final. Sempre lavar e secar com um papel higiênico ou um paninho descartável.

Os medicamentos, especialmente aqueles com efeitos anticolinérgicos, como os anti-histamínicos e alguns antidepressivos, podem causar retenção urinária em homens e mulheres. Outras causas incluem um bolo fecal duro que preenche o reto e pressiona a uretra (impactação fecal. leia mais ) e bexiga neurogênica.

As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).

Chá de dente-de-leão
Rica em potássio, atua nos rins aumentando a produção de urina. Ingredientes: 15 g de folhas e raízes de dente-de-leão; 250 ml de água quente.

Já sentiu vontade de fazer xixi toda hora, mas, ao tentar, sai pouca urina? E sente aquela ardência incômoda na hora de urinar? Esses podem ser sinais de infecção urinária ou cistite. No verão, os casos de infecção crescem e o risco aumenta.

O exame de urina é útil para detectar inflamação na uretra.

Testes laboratoriais, como o hemograma completo, exame de urina e rastreio para ISTs identificam a bactéria. Exames complementares, como a cistoscopia, avaliação endoscópica das vias urinárias baixas (uretra e bexiga) e ultrassonografia pélvica, podem ainda ser necessários para confirmar o diagnóstico.

Queimação ou dor durante a micção pode ser sentida na abertura da uretra ou, com menos frequência, na bexiga (na pélvis, parte inferior do abdômen logo acima do osso púbico). Queimação ou dor durante a micção é um sintoma extremamente comum em mulheres, mas pode afetar homens e pode ocorrer em qualquer idade.

Os melhores chás para alívio da infecção urinária

  • Chá de cabelo de milho. Apesar de não existirem estudos em humanos, ensaios clínicos com animais mostraram que o cabelo de milho tem ação protetiva aos rins, como explica Castro. " ...
  • Chá de uva-ursina. ...
  • Chá de hidraste. ...
  • Chá de dente-de-leão. ...
  • Chá de hortelã ...
  • Chá de cúrcuma.

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Os antibióticos mais indicados para tratar uma infecção urinária são: Nitrofurantoína (Macrodantina): a dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias.

Tratamento da uretrite. Azitromicina 2 1 g, dose única. Doxiciclina 100 mg, 12/12 h, por 7 dias. Azitromicina 2 g, dose única.