O que causa o efeito da aurora boreal?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O fenômeno acontece durante tempestades solares, quando um gás chamado plasma, que é eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do Sol. O plasma entra em contato com a atmosfera e com o campo magnético da Terra, que funciona como um escudo contra essas partículas vindas da nossa Estrela-Mãe.

Onde acontece a Aurora Boreal? Muitas pessoas tem dúvidas, então é bom esclarecer que no Brasil não é possível contemplar o fenômeno, assim como em todos os países tropicais. Devido ao campo magnético terrestre, as auroras são vistas nas regiões polares. Como mencionamos, a Boreal no Norte e a Austral no Sul.

Quanto tempo dura
O tempo do espetáculo também é imprevisível. Depois que a Aurora Boreal aparece, ela pode ficar no céu de 5 a 10 minutos, ou por horas consecutivas. Algumas vezes, a atividade acaba completamente e, depois de cerca de 30 minutos a uma hora, retorna.

A inclinação do equador magnético afeta diretamente a ocorrência da Aurora Boreal. Como o Brasil está localizado próximo a essa região onde o equador magnético cruza a Terra, a probabilidade de observar a Aurora Boreal é ainda menor, pois ela ocorre em latitudes mais altas, afastadas do equador magnético.

A Bíblia também tem passagens sobre as Luzes do Norte
Nos instrumentos musicais dos Samis também é possível encontrar ilustrações com as luzes da Aurora Boreal, mas, nesse caso, de maneira mais sutil. No livro Apocalipse, da Bíblia, Ap 12.3-4, temos a seguinte citação.

Onde ocorre o fenômeno da aurora boreal? O fenômeno da aurora boreal ocorre nos países do Círculo Polar. Os visitantes podem ver especialmente em oito países: Estados Unidos (Alaska), Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia.

As chances de Aurora Boreal são as mesmas em qualquer lugar da zona auroral, que é próxima ao círculo polar ártico. Essa área não tem latitude constante por causa de deformações e do polo estar em constante movimento.

Formato e cores da Aurora Boreal
Dependendo da altitude em que o fenômeno ocorre, o oxigênio pode gerar Auroras Boreais verdes ou vermelhas, enquanto o nitrogênio, também a depender da altitude, é responsável por gerar Auroras azuis, púrpuras ou violetas.

Galileu Galilei

As auroras boreais vêm sendo estudadas cientificamente desde o século XVII. Em 1621, o astrônomo francês Pierre Gassendi descreveu o fenômeno observado no sul da França. No mesmo ano, o astrônomo italiano Galileu Galilei começou a investigar o fenômeno como parte de um estudo sobre o movimento dos astros celestes.

Para se ver a Aurora Boreal é preciso de céu escuro e limpo. E como no extremo norte da Terra o sol nunca - ou quase nunca - se põe durante a primavera e o verão, a Aurora é normalmente vista somente no outono e inverno, mais especificamente entre o final de agosto e meados de abril.

A atividade da aurora polar é cíclica, com picos a cada 11 anos – o último deles aconteceu em 2013. Apesar de presente no Sul, o melhor período para ver as luzes é durante o inverno no Norte, onde há longos períodos de escuridão.

10 de dezembro

No último dia 10 de dezembro, o céu da noruega foi iluminado com uma aurora boreal rara nas cores rosa e laranja e chamou a atenção dos moradores. Quem registrou o fenômeno foi o guia turístico da empresa Greenlander Tromsø, conhecido como “caçador de auroras”, Markus Varik.

Quando ver aurora boreal em Ushuaia? Se você tem um sonho de ver a aurora boreal, saiba que não precisa ir até os países nórdicos ou ao círculo polar ártico. Em Ushuaia, Argentina, de maio a julho o turista tem boas chances de ver o fenômeno mais nitidamente. Isso acontece porque as noites são longas nessa época.

Diferentemente do que ocorre em países como Noruega, Suécia e Canadá, não é possível observar a aurora boreal no Brasil. O hemisfério sul até possui um fenômeno parecido, chamado aurora austral, que acontece em regiões como Austrália, Ilhas Falkland, Tasmânia e Nova Zelândia.

Ushuaia, no Chile, é uma das únicas cidades abaixo da linha do Equador onde dá para apreciar o fenômeno.

O nome Aurora Boreal foi criado pelo cientista Galileu Galilei no ano de 1619. Trata-se de uma homenagem à Aurora, deusa romana do amanhecer, e Borias, seu filho, representante do vento norte. Um dos lugares preferidos para presenciar o fenômeno é na cidade de Thomsø, na Noruega.

A Aurora Boreal é um fenômeno óptico que permite que um brilho extraordinário possa ser visto nos céus noturnos de regiões do Polo Norte. Ela também é chamada de Aurora Polar e possui esse nome em latitudes do hemisfério norte.

A aurora boreal é um fenômeno óptico que ocorre no Hemisfério Norte. A aurora boreal é um fenômeno caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu. A ocorrência desse fenômeno está ligada à interação entre os ventos solares e elementos químicos, especialmente na camada da atmosfera chamada de termosfera.