O que causa o câncer de intestino?

Perguntado por: atavares3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

São considerados fatores de risco para o câncer de intestino: idade acima de 50 anos, dieta com alto teor de gordura e baixo teor de fibras, obesidade , sedentarismo e tabagismo. Pessoas que possuem histórico da doença ou casos de câncer de intestino na família precisam ficar mais atentas.

Além dos embutidos clássicos, como linguiça, salsicha, presunto e outros frios, há uma série de alimentos que passam por processo industrial similar: hambúrgueres, almôndegas e quibes industrializados, por exemplo, também levam conservantes, corantes e químicos que aumentam o risco para o câncer colorretal.

Alterações significativas no formato das fezes
O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino está bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.

Embora a idade média de diagnóstico do câncer de intestino seja aos 67 anos, estudos recentes têm demonstrado um aumento no número de casos novos e de morte por esse tumor entre os jovens (idade inferior a 45 anos).

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

As queixas são mais comuns quando o tumor compromete o lado esquerdo com dores abdominais, tipo cólica, constipação intestinal alternada com diarreia. A presença de sangue é frequente, porém em pequenas quantidades, geralmente de coloração escurecida nas fezes e associada a muco.

COMO PREVENIR O CÂNCER DE INTESTINO?

  1. Praticar atividade física regularmente. ...
  2. Adotar uma dieta à base de vegetais e alimentos ricos em fibras. ...
  3. Controlar o peso. ...
  4. Manter níveis adequados de vitamina. ...
  5. Parar de fumar. ...
  6. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Graças ao diagnóstico precoce, o câncer de intestino tem excelentes chances de cura. Quando o tumor é identificado em suas fases iniciais, o sucesso do tratamento aumenta consideravelmente, com índices de cura superiores a 90%.

5 alimentos que podem aumentar o risco de câncer

  • Carne processada. Proteínas animais, como carnes vermelhas, aves, peixes e ovos são saudáveis, desde que sejam consumidas com moderação. ...
  • Frituras. O excesso de alimentos fritos também merece ser evitado. ...
  • Refinados. ...
  • Álcool e bebidas gaseificadas. ...
  • Enlatados e instantâneos.

O câncer de intestino é detectado com exames de imagem e através de pesquisa de sangue oculto nas fezes. O método mais eficaz de prevenção e diagnóstico é a colonoscopia, um exame simples feito com o paciente sedado.

Cientistas anunciaram a comprovação dos benefícios de ervas chinesas tradicionais no tratamento do câncer de intestino. Peônia, scutellaria, alcaçuz e espinheiro cervical. Tudo misturado dá no huang qin tang, um composto de ervas chinesas que, há 1800 anos, é usado para acabar com náuseas, vômitos, diarreias.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

A perda de peso ao longo dos meses sem uma mudança no estilo de vida ou na dieta pode ser um dos sintomas do câncer de intestino. Isso acontece porque as células tumorais usam boa parte do estoque energético do organismo, além do sistema imunológico, que trabalha mais rápido para combater o problema.

Sangue vermelho escuro ou preto pode vir do intestino ou do estômago, o que também pode ser preocupante. Você também pode estar percebendo mudanças nos hábitos intestinais, como fezes mais soltas ou a necessidade de defecar com mais frequência do que o normal.

O tratamento para o câncer de intestino é feito de acordo com o estágio e gravidade da doença, localização, tamanho e características do tumor, podendo ser indicada a realização de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia.

A sororoca (também conhecida como ruído da morte ou “death rattle”, em inglês) consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior.

Pacientes com câncer sentem dor e não falam com seu médico
E o pior: ela é subdiagnosticada e muitas vezes ignorada até pelo próprio paciente, que tem receio de tomar medicamentos (como a morfina) com medo de “viciar” ou considera automaticamente que a dor é inevitável neste processo.

O câncer de ovário tende a se espalhar na cavidade abdominal. Em 80% das mulheres, quando o tumor é descoberto, as células adiposas na região da barriga já foram atingidas. Muitas vezes o crescimento do câncer no tecido gorduroso é maior do que no próprio órgão do sistema de reprodução feminino.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

O câncer de intestino é uma doença grave, com alta taxa de mortalidade e que abrange os tumores que se iniciam no cólon, no reto e no ânus. Porém, nem sempre é fácil identificá-lo, pois pode causar sintomas semelhantes aos de outras condições, como a síndrome do intestino irritável.

Além de fibras, os peixes são destaque na prevenção e na manutenção de um intestino equilibrado, em especial os ricos de ômega 3, como salmão, cavala, atum e sardinha. “O consumo do pescado pelo Ministério da Saúde é recomendado pelo menos três vezes na semana, embora não aconteça por diversos fatores.