O que causa o aumento da prolactina?
uso de remédios que tenham efeitos sobre a hipófise, como os antidepressivos e anticoncepcionais; doenças renais, da parede torácica ou que acometam os sistema nervoso central; tumor na hipófise; gravidez.
O que fazer para controlar a prolactina?
Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.
Quais os sintomas do aumento da prolactina?
É possível citar ainda como efeitos negativos da prolactina alta a diminuição da libido, impotência no homem, alteração do ciclo menstrual, diminuição da lubrificação vaginal, infertilidade feminina e masculina e redução do volume do sêmen ejaculado.
Quem tem prolactina alta ovula?
A mulher que sofre com a hiperprolactinemia costuma apresentar casos de amenorreia (ausência de menstruação), já que o ciclo de ovulação é diretamente impactado pela prolactina alta.
O que pode alterar o exame de prolactina?
Aumento dos níveis de prolactina pode ser causada por tumores pituitários, doença do hipotálamo, hipotiroidismo, exercício (por isso o repouso antes da coleta do sangue é indicado), também o stress, alimentação e várias medicações (fenotiazina e metoclopramida, por exemplo).
Quanto à prolactina é considerada alta?
A prolactina alta é chamada de hiperprolactinemia. Ela é caracterizada pelo aumento do hormônio no sangue. Resultados acima da normalidade, são considerados superiores a 100ng/mL.
Qual o médico que cuida da prolactina?
Endocrinologista: O especialista que trata distúrbios provocados pela ausência ou excesso de hormônios no corpo. O endocrinologista é um médico especializado nas glândulas endócrinas, as responsáveis por produzir hormônios.
Qual vitamina ajuda a baixar a prolactina?
Vitamina D: qual sua função?
- metabolismo do colágeno.
- regulação do magnésio.
- Liberação de insulina pelo pâncreas e da prolactina pela hipófise.
- Controle da hipertensão arterial sistêmica e obesidade.
Qual é a função do hormônio prolactina?
Qual é a função da prolactina? Além de ter importante papel associado à lactação, a prolactina tem também muitas funções no corpo da mulher. Na gestação, por exemplo, ajuda na produção de leite materno e inibe a liberação de outros hormônios, pois sinaliza ao corpo que há um processo de amamentação.
Quando é solicitado o exame de prolactina?
Quando o exame é pedido? Níveis de prolactina podem ser solicitados quando um paciente apresenta sintomas de um prolactinoma, como: dores de cabeça inexplicadas, deficiência visual e/ou galactorreia.
Qual exame de sangue detecta tumor na hipófise?
Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.
O que um tumor na hipófise pode causar?
“Os tumores produtores de hormônios, quando pequenos, podem causar sintomas exclusivamente relacionados ao excesso do hormônio. Por exemplo: se for produtor de prolactina, pode causar saída de leite pelo mamilo, diminuição da libido (apetite sexual) e alterações menstruais nas mulheres.
O que pode causar tumor na hipófise?
O que causa tumor na hipófise? O tumor na hipófise pode ser considerado esporádico, pois não possui uma causa definida e não segue um padrão de aparecimento. Contudo, existem estudos que comprovam que este tumor pode estar associado a síndromes genéticas, conhecidas como Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1 (NEM1).
Quem tem prolactina alta não engravida?
A prolactina é um importante hormônio regulador sexual. Caso esteja alterada, pode causar infertilidade, pois promove alterações na produção dos hormônios FSH (folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), hormônios responsáveis pela estimulação das gônadas – testículos e ovários.