O que causa muita testosterona alta no homem?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

No geral, a testosterona alta é mais comum em homens que possuem doenças hormonais (raro) ou que fazem algum tipo de tratamento com esteroides anabolizantes. Níveis muito elevados podem potencializar os efeitos colaterais, trazendo alguns riscos, inclusive de infertilidade. Se é o seu caso, é importante ficar atento.

O consumo excessivo de alimentos gordurosos e a ingestão insuficiente de vegetais como brócolis, espinafre, repolho, couve e agrião são hábitos que contribuem para a redução da testosterona.

Ingerir alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinhas ou ovo. Além disso, também é importante se expor ao sol diariamente, antes das 11h e depois das 16h, durante pelo menos 1 hora; Comer alimentos ricos em vitamina A, como manga, espinafres, tomate ou óleo de peixe.

Considera-se também que a ação da testosterona é responsável pelo controle do desejo sexual, pela ereção e também pela fertilidade. Dessa forma, há sim a relação entre baixa testosterona e disfunção erétil. Além disso, estudos apontam que a potência sexual do homem também depende da testosterona.

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo). Qual a ação da testosterona?

A testosterona desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutivos masculinos, como testículos e próstata, bem como a promoção de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos e o crescimento de pelos e cabelos corporais.

Anti-inflamatórios não esteroides. Estatinas. Anticonvulsionantes. Antiarrítmicos.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

"Sim. A musculação se praticada dentro de um volume e carga adequados com progressão gradual tende a aumentar a resposta e produção da testosterona.

Os melhores exercícios para produzir testosterona, são exercícios multi-articulares que utilizam os maiores grupos musculares do corpo:

  • Agachamento.
  • Levantamento Terra.
  • Supino.
  • Remadas.
  • Barra fixa.
  • Desenvolvimento.
  • Flexão de braço.

Existem muitos sintomas que podem ser alertados sobre os níveis de testosterona no organismo. Nos homens as mais comuns são fadiga, diminuição de energia e disfunção erétil. Enquanto nas mulheres, a oleosidade da pele, acnes e aumento de pelos no corpo.

O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.

Frutas. O nutricionista afirma: “frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango são ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal de testosterona”.

Nível de testosterona por idade
No homem, a produção de testosterona em grande escala começa na fase da puberdade, ou seja, dos 10 aos 16 anos. É nesse momento que o garoto vê seu corpo mudar, começando na adolescência, até que se torne um homem adulto.

Desenvolvimento muscular: assim como no crescimento dos pelos, é na puberdade que os músculos se desenvolvem nos homens, visto que é o começo da produção deste hormônio. Porém, é entre os 20 e 30 anos que acontece o pico de testosterona no sangue.