O que causa morte súbita em bebês?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Entre suas causas estão o atraso na maturidade do tronco cerebral do recém-nascido, dormir com os pais ou irmão, e de bruços ou de lado – em vez da posição correta, que é com a barriguinha para cima -, calor excessivo no ambiente, ou quando a mãe fuma durante a gravidez ou após o parto.

O hábito aumenta os riscos de sufocamento, porque os pais se mexem e o bebê fica indefeso. Além disso, na cama dos pais, a temperatura do bebê e do ambiente ao seu redor aumenta e essa variação térmica é um dos fatores de risco para a SMSI.

A Síndrome da morte súbita é a principal causa de morte entre bebês de 1 mês a 1 ano de idade e permanece imprevisível, apesar de anos de pesquisa.

9 - Nunca cubra completamente o bebê, mesmo em dias mais frios. A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir.

Fatores de risco para síndrome da morte súbita do lactente
) incluem berços velhos e inseguros, roupas de cama inadequadas (p. ex., lã de carneiro), colchão de água, compartilhamento da cama Sono em lactentes e crianças com pai/cuidador, fumante em casa e um ambiente superaquecido.

Não é necessário abreviar o tempo do soluço, mas caso os pais queiram amenizar o desconforto, vale: Oferecer um pequeno gole de água ao bebê (nos casos em que o líquido já faz parte da dieta)

Apague as luzes no cômodo onde o bebê está, abaixe o som da TV e evite outros ruídos e não estimule-o durante os despertares noturnos. Deixe as atividades estimulantes e brincadeiras para fazer durante o dia. Você também pode criar um ritual para fazer todos os dias na hora de dormir.

Mantenha o bebé numa posição vertical sobre o seu ombro, mesmo que este tenha adormecido. Apoie bem a cabeça do bebé sobre o seu ombro, de forma a que a barriga esteja a ser ligeiramente pressionada.

Entre as principais causas da morte súbita, além da doença coronariana, estão as cardiopatias estruturais, como a Cardiomiopatia Hipertrófica e a Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito. São doenças genéticas que alteram a estrutura da musculatura e da parte elétrica do coração.

Outras formas de prevenção são o controle da pressão, do diabetes e do colesterol elevado. Ter hábitos de vida mais saudáveis é fundamental: alimentação adequada, atividade física regular e cuidar com o estresse. Junto a isso, é essencial a realização de avaliações clínicas periódicas e seguir as recomendações médicas.

Os riscos do bebê dormir na cama dos pais é maior quando o bebê tem cerca de 4 a 6 meses de idade, por conta de hábitos dos pais que podem provocar o sufocamento ou esmagamento do bebê. O mais recomendado é que os bebês de até 6 meses durmam em um berço colocado perto da cama dos pais.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar; Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

A cor do quarto pode ajudar muito na ambientação do bebê para dormir. Cores claras, como branco, nude, areia, azul claro, rosa claro, são cores perfeitas para isso.

4O ideal mesmo é não deixar o bebê dormir de bruços, por mais que ele tenha preferência por essa posição, o risco de sufocamento é muito grande. 5Sempre lembrando que tanto em caso de soluços, ou antes, de dormir o bebê deve arrotar.

Ao ficar na posição vertical, o ar eventualmente engolido durante a amamentação será expelido mais facilmente, diminuindo os estímulos que irritam o diafragma e podem provocar o soluço em bebê.

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.